LLUDICO NA EDUCACAO INFANTIL
Pesquisas Acadêmicas: LLUDICO NA EDUCACAO INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laine0687 • 27/4/2014 • 409 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
“BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
TCC PROJETO
TEMA:
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Delimitação de tema: O jogos e brincadeira no desenvolvimento integral das crianças da educação infantil.
Problemas: Como os jogos e as brincadeiras interferem no desenvolvimento e no processo ensino aprendizagem?
Justificativa: Sabemos da necessidade de melhorar o ensino no Brasil, mas para melhorar esse ensino é fundamental que se mude o modo como ele é apresentado e assim possibilitar aos alunos criar, inovar, descobrir e construir o conhecimento. A proposta deste projeto é apresentar uma metodologia ativa, criativa e dinâmica, onde o professor possa realizar maior conhecimento através de experiências práticas com situações reais do dia-a-dia, desenvolvendo assim uma melhor capacidade de pensar de resolver situações e problemas diante a atividades variadas(jogos e brincadeiras) interagindo assim com conteúdos diversos.
Este trabalho sobre ludicidade na Educação Infantil contem resultados sobre uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de rever a importância do brincar no desenvolvimento da criança, construindo conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos
Objetivo: o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança, a ludicidade que é o caminho para a aprendizagem e contribuição para a construção de conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Com isso vemos o quão é importante de se utilizar o brinquedo em sala de aula, sendo que as crianças aprendem brincando.
Atividades que motivam as crianças e jogos pedagógicos em que haja socialização e afeto são de suma importância para uma aprendizagem por meio da fundamentação teórica: Para este trabalho seguir a linha de Piaget(Apud, kishimoto, 2010, p p.65):."Quando brinca assimila o mundo a sua maneira sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o com o objeto, mas não depende da natureza o objeto, mas da função que a criança lhe atribui"
Também procurei por Vygotsky que diz que o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento cotidiano no brinquedo é como se ela fosse maior do que na realidade .Como por exemplo se no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contivesse todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo, ele mesmo, uma grande fonte de desenvolvimento(VYGOTSKY, 1984, p. 117).
Metodologia: Esse trabalho foi realizado através de pesquisas na internet, livros da Faculdade Internacional de Curitiba, revista, e também dos Estagios das UTAS passadas que fiz nas escolas(pesquisas de campo -estagio supervisionado materiais didáticos)
...