LOGISTICA INTEGRAGA PRODUÇÃO e COMÉRCIO
Por: Ricardo Almeida • 17/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 731 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
LOGISTICA INTEGRAGA PRODUÇÃO e COMERCIO
Conceito.
A logística é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes e sobre eles fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações são filtradas em planos específicos de compras e de produção.
No momento do suprimento de produtos e materiais, é indicado um fluxo de bens de valor agregado que resulta, por fim, na transferência de prioridade de produtos acabados aos clientes. Assim, o processo tem duas ações inter-relacionadas:
- Fluxo de materiais.
- Fluxo de informações.
Antes de abordar cada fluxo, duas observações se fazem necessárias.
- Primeira.
A consideração de operações internas isoladamente é útil para mostrar a importância fundamental da integração de todas as funções e atividades envolvidas na logística. Embora essa integração seja pré-requisito para o sucesso, não é suficiente para garantir que a empresa alcance suas metas e desempenho. Para ser totalmente eficaz no atual ambiente competitivo, a empresa deve expandir sua abordagem integrada para incorporar clientes e fornecedores. Essa extensão, por meio da integração externa, denominada gerenciamento da cadeia de suprimento.
- Segundo.
A urgência de integrar necessidades e operações ocorre em todas as empresas, assim como em organizações do setor público. Empresas varejistas ou atacadistas, por exemplo, normalmente integram a distribuição física com o suprimento, visto que a fabricação tradicional não se aplica nesses casos.
Não obstante (apesar), varejistas e atacadistas realizam o processo logístico de agregação de valor. O mesmo, se aplica a todas as organizações do setor público que fabricam produtos ou fornecem serviços.
Fluxo de Materiais
- Podemos dizer que fluxo de materiais e um gerenciamento operacional da logística que abrange:
- Movimentação e Armazenagem de materiais e produtos acabados;
- As operações logísticas têm início com a expedição de materiais ou componentes de um determinado fornecedor, e terminam quando um produto fabricado ou processado é entregue a um cliente;
- O processo logístico somente agrega valor a partir da compra inicial de materiais ou componentes, com movimentação do estoque quando e onde necessário.
Distribuição Física
- Atividades relacionadas com fornecimento de serviço ao cliente, estas atividades incluem.
- Recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem e manuseio e transporte dentro de um canal de distribuição;
- Incluem a responsabilidade pela coordenação com o planejamento de marketing em áreas como;
- Formação de preços, apoio promocional, níveis de serviços ao cliente, padrões de entregas, manuseio de mercadorias devolvidas (Recall) e apoio ao ciclo de vida;
- O principal objetivo da distribuição física é ajudar na geração de receita, prestando níveis estrategicamente desejados de serviços ao cliente, ao menor custo final.
Apoio à Manufatura
- Atividades relacionadas com o planejamento, a programação e o apoio às operações de produção que incluem.
- Planejamento do programa mestre e a execução de atividades de armazenagem do estoque semiacabados, manuseio, transporte e sequenciamento de componentes;
...