LOGISTICA REVERSA
Trabalho Universitário: LOGISTICA REVERSA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annymota • 23/3/2015 • 987 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
RESUMO
“A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo”. E muito útil nos dias de hoje, onde estamos preocupados com o meio ambiente e custos. Colocando em pratica a reutilização de embalagens, as empresas economizarão em produção, evitarão consequências ambientais e ganharão um diferencia no mercado, pois ainda são poucos os que adquiriam essa estratégia. Quando se tem um diferencia sua empresa ganha status perante as outras.
O ponto principal da logística reversa é cuidar do produto após a sua utilização, fazendo com que ele seja reutilizado, diminuindo custos e impactos ambientais, como contaminação do solo. O resíduo industrial é um dos mais graves problemas ambientais
Além da parte econômica e ambiental a logística reversa é um atrativo para o consumidor, atualmente as pessoas estão mais conscientizadas e exigentes, ninguém quer ser culpado por comprar um objeto que prejudique o meio ambiente.
O problema que enfrentamos, é que grandes empresas possuem produtos recicláveis, porém quantas delas trabalham para que esse processo seja cumprido. O McDonald's, por exemplo, seus produtos são protegidos por embalagens que podem ser recicladas, mas, quantas vezes você já viu alguém separando esse material e reutilizando. Existem os coletores seletivos, mas não é válido separar o produto quando não se tem um responsável por ele. Mesmo esse material sendo reciclados eles irão apenas reduzir o volume de lixo em e continuarão indo para aterros sanitários, só não ocuparão tanto espaço.
Acho válido ser cobrado das empresas que utilizem essa estratégia, assim será benéfico para todos, quando nos preocupamos com o lugar onde estamos habitando, nos preocupamos com nós mesmos, pois sem esse lugar não seríamos nada.
A logística reversa é uma solução que garante a sustentabilidade do planeta e acaba gerando novas oportunidades de negócios para as empresas.
INTRODUÇÃO
Logística Reversa
A logística reversa é “instrumento de desenvolvimento econômico e” social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS está à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.
A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o "conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei."
"A Lei nº 12.305/2010 dedicou especial atenção à Logística Reversa e definiu três diferentes instrumentos que poderão ser usados para a sua implantação: regulamento, acordo setorial e termo de compromisso.
Acordo setorial é um "ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto."
CICLO DA LOGISTICA REVERSA
LOGISTICA REVERSA OU LOGISTICA VERDE
Dentre as tendências que tem se apresentado na gestão voltada para a sustentabilidade, uma delas é a logística reversa ou logística verde, que foi durante um bom tempo deixado de lado devido, apesar de ter seus processos
...