Laudo Ergonômico
Por: sueder12 • 8/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.435 Palavras (6 Páginas) • 663 Visualizações
[pic 1]
Sueder Alessi Tenório
LAUDO ERGONÔMICO
Porto Velho-RO
Maio/2016
[pic 2]
LAUDO ERGONÔMICO
[pic 3]
Porto Velho-RO
Maio/2016
1. LAUDO ERGONÔMICO
EMPRESA: AMAZONIA MÓVEIS COMÉRCIO VAREJISTA LTDA.
ENDEREÇO: AVENIDA RUI BARBOSA, Nº 171 BAIRRO – CENTRO
CNPJ: 12.345678/0008-43
ATIVIDADE: VENDA DE MÓVEIS.
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 30
GRAU DE RISCO: 1
2. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo levantar dados para analise ergonômica do trabalho, visando a integridade física e a saúde dos trabalhadores, tendo em vista que, todo ambiente de trabalho deve proporcionar conforto e segurança ao trabalhador.
Conforto e segurança ao trabalhador podem assegurar o bem-estar, a satisfação, a redução de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais, bem como, melhorar a qualidade dos serviços prestados resultando em ganho de produtividade ao empregador.
O presente laudo, tem como alvo de estudo, o posto de trabalho de 5 (cinco) atendentes de caixa e de 3 (três) atendentes de crediário do setor de crédito e cobrança da empresa Amazonas Comércio Varejista de móveis , os colaboradores em questão estão submetidos a uma jornada de trabalho de 7 horas e 40 minutos diárias. Foram levantados dados para a análise ergonômica com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdência Social - MTPS, mais especificamente a NR 15 – Atividades e operações insalubres e a NR 17 – Ergonomia. Tem por base, ainda, as recomendações previstas na NBR 5413 - Iluminâncias de interiores e NBR 10152 – Níveis de ruídos para conforto acústico.
3. OBJETIVO GERAL
Levantar dados para a análise de agentes ergonômicos pertinentes as atividades desenvolvidas nos postos do crediário e dos caixas da empresa MÓVEIS COMÉRCIO VAREJISTA LTDA.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer possíveis riscos ocupacionais quanto a utilização do mobiliário projetado para a função;
- Propor medidas de controle ou ajuste;
- Promover condições mais favoráveis ao desempenho das atividades profissionais.
- Garantir a preservação da saúde e integridade física do empregado.
4. CONSIDERAÇÕES GERAIS DO POSTO DE TRABALHO
O posto de trabalho, objeto de análise do presente laudo, consiste de uma área de 21 m.² localizado no segundo piso do estabelecimento em questão onde se encontra um balcão montado em forma de “L” dividido em guichês, o qual acomoda três crediaristas e cinco operadores de caixa A iluminação é artificial do tipo fluorescente contudo há também incidência de iluminação natural através de três vitrines de exposição de produtos da loja, cada uma medindo 3x3 metros e se encontram a uma distância de 20 metros do posto de trabalho em questão. O ambiente é climatizado e dispõe de três centrais de 60.000 BTU’s ajustadas a temperatura de 22º mantendo conforto térmico. Conta também, quando necessário, com ventilação natural, provida através das vitrines que dispõem de sitema de abertura.
4.1 MÁQUINAS, MOBILIÁRIOS E EQUIPAMENTOS INSTALADOS E UTILIZADOS NO POSTO DE TRABALHO:
a) Balcão de atendimento (1)
b) Micro computador (8);
c) Impressora; (2)
d) teclados (8)
e) Balcões do tipo arquivo (2)
f) Gaveteiro;
g) Armário compacto (2)
h) Cadeira regulável; (8)
4.2. CONSIDERAÇÕES QUANTO AO MOBILIÁRIO.
a) Cadeira: Em tecido absorvente, borda anterior do assento arredondado com regulagem de altura, encosto da cadeira na região dorsal e lombar encontra-se firme, permitindo discreta inclinação. Não apresenta apoio para antebraços que servem como repouso e relaxamento dos membros superiores, permitindo a aproximação da cadeira até a mesa. Possui recurso giratório, facilitando o posicionamento de frente para a tarefa que estiver sendo realizada e rodízios para facilitar o deslocamento do trabalhador.
b) Balcão de trabalho: Apresenta altura ideal entre 70 e 83 cm, tampo em cor clara e borda anterior arredondada. Apresenta profundidade ideal havendo espaço suficientemente profundo para as pernas debaixo da mesa. A altura da mesa também é suficientemente alta atendendo a medida mínima de 20 cm entre cadeira e a parte debaixo da mesa. A largura da mesa suficiente para permitir o encaixe da cadeira debaixo da mesa. As gavetas apresentam acionamento com bom deslizamento.
c) Apoio para os pés: os colaboradores não dispõem de apoio para os pés.
d) Teclado: Encontra-se na frente do monitor e a frente do usuário, em uma altura na qual as mãos do trabalhador assumam postura neutra.
f) Monitor: Encontra-se em uma altura adequada aos olhos do usuário, em uma distância de 50 cm entre os olhos e o monitor, possui regulagem de posição angular, porém não possui regulagem de altura, caso seja necessário ajuste.
4.3 MOVIMENTOS REALIZADOS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES LABORAIS
Observou-se que o colaborador realiza suas atividades de caráter puramente administrativo, na postura sentada realizando atividades no computador na maior parte do tempo, levantando-se apenas para ter acesso à impressora e documentos dispostos há uma pequena distância ou quando faz pausa para beber água no bebedouro que também fica próximo ao posto de trabalho. O colaborador conta com pausa de 15 minutos para café e lanche.
...