Lei Da Alavanca
Artigos Científicos: Lei Da Alavanca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GraziThug • 13/10/2014 • 440 Palavras (2 Páginas) • 1.556 Visualizações
Teoria da lei da Alavanca
O princípio da alavancagem foi descoberto por Arquimedes no século III a.C. no século III a.C., estudando as máquinas "Arquimedianas": alavanca, roldana, e parafuso. Arquimedes usou de uma força de expressão para enaltecer o princípio da alavanca e não para se vangloriar de sua força física. Todas as alavancas seguem o mesmo princípio: com uma força P aplicada no braço maior (b) é possível equilibrar uma força maior, R, que esteja na ponta do braço menor (a), já que o produto P x b é igual ao produto R x a. Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos. O princípio da força de alavanca pode também ser analisado usando as leis de Newton. A alavanca é uma das 6 máquinas simples.Em geral, a alavanca foi criada para facilitar o nosso cotidiano,que é seu principal objetivo.
Conservação do momento angular.
Em um sistema fechado (que não troca matéria com o meio externo nem possui forças agindo sobre ele) o momento total é constante. Este fato, conhecido como Conservação do Momento Linear ou Conservação da quantidade de movimento, é implicado pelas leis de Newton. Suponha, por exemplo, que duas partículas interajam. Pela terceira lei de Newton, as forças entre elas são iguais e opostas. Se as partículas são nomeadas 1 e 2, a segunda lei garante que F1 = dp1/dt e F2 = dp2/dt, sendo p o momento linear, então:
Esta lei se aplica independentemente de quão complicadas são as forças entre as partículas. Similarmente, se há várias partículas, o momento trocado entre cada par de partículas possui soma sero, então a mudança total no momento é zero. Isso pode ser generalizado para situações onde as leis de Newton não se aplicam, por exemplo, na teoria da relatividade e na eletrodinâmica.
Momento Angular
Binário ou torque , momento de alavanca ou simplesmente momento (deve-se evitar este último termo, pois o mesmo pode referir-se também ao momento angular, ao momento linear ou ao momento de inércia), é uma grandeza vetorial da física.
É definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vector.
...