Lei Da Termodinâmica
Casos: Lei Da Termodinâmica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juuc • 22/3/2015 • 425 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
A primeira Lei da Termodinâmica
A primeira Lei da Termodinâmica constitui-se no princípio da conservação de energia. Isso significa que o valor da energia de um sistema é constante, não podendo ser criada ou destruída, apenas transformada.
Apesar de válida para qualquer sistema, vamos aplica-la ao estudo do comportamento dos gases ideais, pois a primeira Lei da Termodinâmica relaciona a energia interna de um gás, o trabalho realizado ou sofrido por ele e o calor trocado com o ambiente.
Existem duas maneiras de aumentar a temperatura e a energia interna do gás contido no recipiente. A primeira é a ideia e aquecer o gás, ou seja , fazer com que ele receba calor do ambiente. É realizar um trabalho sobre o gás, por exemplo, em uma compressão.
Expressão para a primeira lei da Termodinâmica
Ou
As Transformações gasosas
• Transformação isotérmica ( temperatura constante )
Nesse tipo de transformação, por definição a temperatura não varia; logo, ΔT=0. Como a energia interna depende da temperatura, podemos afirma que nesse tipo de transformação a energia interna do sistema também se mantém constante, ou seja: ΔT=0.
Assim de acordo com a expressão da primeira Lei da Termodinâmica, podemos concluir que, para as transformações isotérmicas, todo o calor trocado entre o sistema e o ambiente é convertido em trabalho.
ΔU= Q – J
0= Q – ΔT=0
• Transformação isométrica ( volume constante )
Na transformação isométrica, o volume permanece constante, ΔV=0. Portanto, o trabalho realizado (tanto pelo sistema como pelo ambiente ) também será nulo, J=0. Se aplicarmos a primeira lei da Termodinâmica para essa transformação, verificaremos que a energia interna do sistema é igual ao do calor trocado com o ambiente durante a transformação.
ΔU=Q - J
0= Q – ΔT= 0
• Transformação isobárica ( pressão constante )
Na transformação isobárica para um gás ideal, a pressão permanece constante durante a passagem de um estado para outro, e tanto o volume quanto a temperatura variam.
Nesse caso, não há nenhuma simplificação que possa ser feita na expressão da primeira lei, que continua estabelecendo a relação entre as três grandezas.
Na transformação isobárica, continua valendo a expressão para o cálculo do trabalho.
J= pΔV
A expressão para o cálculo de quantidade de calor, pode ser expressa da seguinte maneira:
Qp= mcpΔT
• Transformação adiabática (sistema isolado termicamente)
Uma transformação é chamada adiabática quando o sistema não troca de calor com o ambiente, ou seja, a quantidade de calor é nula, Q=0. Essa transformação só
...