Lei LSA
Resenha: Lei LSA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaozinhosf • 10/11/2013 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
Temos também a diretoria, esta tem atuações tanto no planejamento externo quanto no planejamento interno. Ela manifesta o objetivo das empresas, praticando atos e negócios jurídicos, no plano interno, ela tem importância como órgão executivo dirigindo a empresa visando o melhor resultado econômico.
De acordo com a lei da LSA em seu artigo 109 todos acionistas tem direitos, esses direitos são:
- Participar dos lucros sociais
- Participar do acervo da companhia, em caso de liquidação
- Fiscalizar, na forma prevista na LSA, a gestão dos negócios sociais
- Preferências para subscrição de ações
- Retira-se da sociedade nos casos previstos.
O direito na participação no acervo da empresa só pode ser feito quando a empresa esta em processo de liquidação onde os bens da empresa são convertidos em dinheiro e recebem-se os direitos e pagam-se os deveres e o que sobra e dividido entre os acionistas, proporcional às ações que cada um possui.
O direito de fiscalizar a gestão dos negócios sociais, na forma da lei.
A garantia de preferência para subscrição das ações, o protege de um aumento de capital, ou seja, da oportunidade aos acionistas de continuar em sua posição acionária.
O direto de se desligar da companhia, pode acontecer de duas formas um deles é o direito da retirada e o segundo é a alienação é o meio mais corajoso e mais simples, pelo fato que a retirada só pode ocorrer em alguns casos previstos na LSA.
As sociedades anônimas têm grande importância na nossa economia, especialistas dizem que elas trouxeram uma nova era ao capitalismo brasileiro e do mundo inteiro.
...