Lei entrega agendada
Por: soluwe • 11/5/2015 • Artigo • 1.189 Palavras (5 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PREN
CURSOS TÉCNICOS EM EAD
PÓLO RECANTO DAS EMAS
Relator:
Aldaires Ribeiro Campos
Sonia Alves Silva
Weliton Pereira da Silva
Título: Entrega agendada de compras
Em atendimento às disciplinas:
Legislação aplicada à logística
Logística reversa
Sistemas de informação logística
Orientado pelos Professores:
Priscila Ramos de M. R. Agnello
Diêgo da Silva Oliveira
Francisco Gomes Vieira Neto
Recanto das Emas 07 de abril de 2015
Entrega agendada de compras
Apresentação:
Com os grandes desafios no mercado logístico, e com a constante procura desse tipo de serviço, em especial o comércio eletrônico, onde requer um serviço pós-venda planejado e eficiente vem se tornando o grande desafio das empresas. Um serviço de logística com qualidade é uma etapa importante na fidelização do cliente, pois, não adianta um ótimo atendimento com bons preços se o compromisso com a entrega falhar.
Desenvolvimento:
Em tempos em que o mercado econômico está constantemente numa corrida por vantagens competitivas entre empresas a fim de fazer a diferença, e sobressaírem trabalhando de forma eficiente e com qualidade. Empresas que trabalham com logística estão a cada dia mais se planejando para atender as necessidades de clientes. Tanto as empresas tradicionais quanto as do e-commerce estão em busca de processos logísticos que venham trazer inovações. Com o crescimento das vendas no comércio virtual, é necessário um processo preciso, com baixo tempo de resposta e com atendimento pós-venda de alto nível.
Mesmo com o surgimento da lei da entrega agendada 13.747 de 2009 que tenta garantir no ato da negociação agendamento da entrega de um produto, nem sempre é possível que um ele chegue até nossa residência em data e hora esperada, antes existem várias etapas a serem concluídas, iniciando desde o centro de distribuição onde o produto é recebido e gerenciado para separação, embalagem e ser expedido através do transporte, que enfrentará várias barreiras, principalmente em grandes centros comerciais que contam com rodízio de placas, vias restritas, enfim um trânsito caótico. Consequentemente com as dificuldades e o alto custo da entrega acaba influenciando na decisão do cliente, fazendo com que a lei fosse revista, e em 2013 entra em vigor a lei 14.951 que proíbe a cobrança ônus do consumidor além do frete.
Ao analisarmos todas essas etapas, verificamos que para se prestar serviço eficiente no e-commerce é imprescindível haver um sistema com qualidade na gestão empresarial que integre todos os departamentos de uma empresa, automatizando e armazenando todas as informações. Outro fator importante é o estoque, sempre trabalhando com o cross docking sem que haja necessidade de estocagem; nunca prometer ao cliente uma entrega antes do planejado, pois assim se ocorrer algum imprevisto poderá perder a credibilidade do cliente. Um sistema de rastreamento do produto também pode fazer com que o cliente aumente a confiabilidade na empresa.
Para se obter a fidelização dos clientes e se adequar às leis ambientais, empresas do e-commerce deve se preocupar com o meio ambiente, aí é que entra a logística reversa, com planejamento para que todo produto do pós consumo retorne a empresas especializadas, através de coletas seletivas ou empresas que mantém pontos de recolhimento das embalagens.
Conclusão:
Legislação Aplicada à Logística
No caso de agendamento será de responsabilidade do remetente, pois ele é o responsável em agendar data e horário regulado pela lei 14.951 de 06/02/2013, artigo 2º com horários estipulados no período da manhã, tarde ou noite em data estabelecida no momento inicial à contratação e confirmados na sua finalização entre fornecedor e cliente. Portanto, cabe ao cliente a desistência ou não da compra que lhe é assegurado pela lei do direito do consumidor.
...