Liberdade Limitada
Casos: Liberdade Limitada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe.batata • 28/4/2013 • 437 Palavras (2 Páginas) • 897 Visualizações
Leia atentamente a seguinte reflexão de Ricardo Silva :
Não deixa de ser curioso que a formulação do problema das relações entre liberdade e lei na vertente dominante do liberalismo contemporâneo seja herdeira das ideias de um autor tão distante das instituições do Estado liberal quanto Thomas Hobbes. No capítulo XXI do Leviatã, o filósofo inglês deixa claro que a liberdade dos súditos é inversamente proporcional ao número de leis a que eles devem obedecer. Assim, a liberdade dos súditos está apenas naquelas coisas que, ao regular suas ações, o soberano preteriu. O súdito não teria a liberdade (ou o direito) de infringir as leis ditadas pelo soberano, porém, quanto às outras liberdades, dependem do silêncio da lei.
A partir deste texto, e tendo em conta os estudos que você realizou a respeito de Estado e Absolutismo, escreva um texto dissertativo, que tenha entre 10 e 20 linhas, respondendo às seguintes questões:
a) Qual é a concepção de liberdade presente no pensamento de Thomas Hobbes? (5,0)
b) De que maneira esta concepção se faz presente nas sociedades atuais?(5,0)
Liberdade Limitada
Thomas Hobbes tinha em sua teoria de liberdade a concepção da ausência de impedimentos externos,teoria essa que fundamenta a definição de lei para Hobbes,que seria a limitação da liberdade,ou seja, sem impedimentos externos o ser humano podia cometer qualquer crime, sem nenhuma regra à seguir,porém a lei impede isso,ela entra em cena como o freio para as ações,o limite colocado para o bem geral da comunidade política,em sua organizão.Portanto em sua teoria,ele coloca que ou o homem seguia as leis ou quando as quebrasse omitiam o fato.
É interessante colocar que para Hobbes a vontade do soberano(representante do estado) era a vontade geral,na capa do livro Leviatã,vimos que Hobbes nos faz interpretar que o estado e o rei seriam um só,bem como o povo seriam a representados por ele,na figura do Rei(estado) na capa,vemos o povo preenchendo toda a figura,dando essa ideia de representação de um todo,ilustrando de que a vontade do soberano era a vontade do povo.Além disso Hobbes difere o poder do estado com qualquer outro,dando ênfase ao Estado como o poder incomparável e incontestável, uma interessante pregação,tendo em vista o impacto que causou pela transposição do trecho da bíblia de leviatã.
Contudo nas sociedades atuais, vimos certa perpetuação da teoria hobbesiana, pois as leis ainda limitam os homens, os fazem seguir de acordo com o que prega cada sociedade, e ainda temos o respeito por tais leis, como sendo um consenso do que é justo para toda a comunidade, e tais são leis instauradas por representantes do povo,assim como orientava Hobbes,que o Estado (Rei) era a voz do povo.
Referências:Web conferência,material didático.
...