Liderança E Seguidores, Lider Formal E Informal
Casos: Liderança E Seguidores, Lider Formal E Informal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ulysses_direito • 25/9/2014 • 499 Palavras (2 Páginas) • 885 Visualizações
Conceito de líder, seguidores e liderança formal e informal.
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.
Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo (unidade de combate, equipe de trabalho, grupo de adolescentes).
O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.
Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.
A palavra liderança tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. Em inglês, liderança é traduzida para leadership. Ex: He is a good boss because he has good leadership skills. / Ele é um bom chefe porque tem boa capacidade de liderança.
O Modelo Ford e Modelo Toyota
A maior contribuição de Ford para a administração moderna foi a introdução da linha de montagem e produção em massa, onde foi necessário para tal, a especialização do operário na realização de determinada tarefa, a linha de montagem era do tipo esteira, onde os veículos iam passando e os operários fixos realizando as mesmas funções. Esse modelo desenvolvido por Ford caracteriza-se pela produção “empurrada”, onde visavam uma maior produção do mesmo item para baratear o processo e aumentar o lucro, com isso se criava enormes estoques. O modelo adotado por Ford passou por evoluções, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das transformações nas relações econômicas e sociais, contribuiu de forma significativa para transformação do sistema de produção, mudando assim definitivamente a concepção de industrialização.
O Toyotismo por sua vez introduziu a flexibilização do trabalhador, reduziu sua especialização, esse era multifuncional, operava até 5 maquinas diferentes no processo, a produção era do tipo “puxada”, a medida que se consumia determinado item esse era fabricado para reposição, modelo adaptado das observações feitas por Toyota e Ohno dos supermercados americanos “Kambam”. Por ser uma produção puxada, não há estoques, tanto de matéria prima quanto de produto acabado.
Nos dias de hoje percebemos que a contribuição de Ford ainda perdura, nos manuais técnicos, a divisão das funções, criação de estratégia comercial. E até mesmo a produção em série de determinados produtos, apesar de algumas empresas não trabalharem mais com essa última, para poderem conquistar o público
...