Liderança E Tomada De Decisão
Artigo: Liderança E Tomada De Decisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jenniferinacio • 25/9/2014 • 306 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Liderança e tomada de decisão
Liderança é o processo de exercer influência sobre o indivíduo ou grupo de indivíduos através da comunicação, nos esforços para a realização de um objetivo em determinada situação. Chiavenato, (1999).
Megginson (1998), define a liderança como sendo um processo através do qual um indivíduo influencia os membros do grupo, tendo em vista o alcance de metas organizacionais.
Para Robbins (2002), liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de um determinado objetivo e diz que a origem dessa influência pode ser formal, como conferida por um alto cargo na organização, assim como informal.
A liderança é o processo de influenciar por meio de comunicação um indivíduo ou grupo de pessoas para trabalharem com vista ao alcance de objetivos pré definidos.
O processo de liderança é baseado pelos seguintes elementos:
Existência de duas ou mais pessoas, influência sobre essas pessoas, processo de comunicação como meio de liderança e existência de um objetivo comum.
Para que o líder consiga influenciar os membros para o alcance dos objetivos da organização, ele deve possuir algumas características que o distingue dos outros membros. Assim, de acordo com Robbins (1994), o líder eficaz deve possuir as seguintes características:
Ter autoconfiança, conseguir que o trabalho seja corretamente executado, demonstrar interesse pessoal pelos problemas dos seus subordinados, desenvolver um bom trabalho de equipe, fazer com que os outros o percebam como um bom companheiro, inspirar confiança nos subordinados, ser bondoso mas sem demonstrar fraqueza, liderar e não comandar, ser capaz de resolver e enfrentar corajosamente os problemas.
De acordo com Chiavenato (1987), Megginson (1986) e Robbins (2004), os estilos de liderança podem ser: autocrático, participativo, democrático e liberal.
Na liderança autocrática, o líder fixa diretrizes sem a participação do grupo, determina as técnicas para a execução das tarefas.
Limita-se a comunicar aos seus subordinados o que eles tem de fazer e espera ser obedecido sem problemas.
...