Lista De Exercícios 1 De Adm. Estratégica
Exames: Lista De Exercícios 1 De Adm. Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Michelemaros • 24/9/2013 • 2.594 Palavras (11 Páginas) • 1.558 Visualizações
Lista de Exercícios 1 de Adm. Estratégica
Professor: Flávio Fernandes
Caros Alunos,
Gostaria que vocês estudassem pelos slides que apresentei em sala, onde naturalmente aparecem perguntas como títulos de capítulos. Fomos até a pergunta 9 referente a primeira parte dos slides enviados e o começo da segunda parte.
Estou enviando também 2 textos, sendo um deles uma entrevistas com perguntas e respostas e outro sobre VISÃO, para reforçar o conceito desta.
Além deste material já descrito acima, seguem as seguintes perguntas, que já apresentam as respostas em negrito.
1) A diversidade cultural é uma dos aspectos relevantes a se avaliar na análise do ambiente externo e que culturas diferentes possuem valores diferentes. Interessado em investigar os diferentes sistemas de valores nacionais e de que forma eles interagem com os sistemas de valores organizacionais, Geert Hofstede realizou uma ampla pesquisa durante quinze anos, envolvendo 53 países, e argumentou: "uma desconsideração pelas outras culturas é um luxo a que somente os fortes podem-se dar... e até onde vão as teorias de administração, o relativismo cultural é uma idéia cuja era já chegou."
Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
A) as diferenças no caráter nacional podem ter impacto direto sobre as práticas e relacionamentos no trabalho.
B) considerando que as organizações desenvolvem suas próprias culturas e seus sistemas de valores predominantes, as subsidiárias estrangeiras de organizações multinacionais acabam por desenvolver uma cultura híbrida, refletindo a cultura organizacional internacional e a cultura nacional local.
C) o caráter nacional é unimodal, ou seja, todas as pessoas de um certo país têm necessariamente as características associadas àquela cultura, o que facilita a transferibílídade das práticas gerenciais.
D) estudos comparativos de diversas culturas em organizações semelhantes sugerem que os funcionários das diferentes sociedades podem ter expectativas bem diferentes sobre o trabalho e a satisfação que dele obtêm.
E) em multinacionais bem integradas com uma forte cultura pode-se verificar grande similaridade entre os seus membros, apesar de origens raciais diferentes.
2) 2.1)Philip KOTLER (1975), um dos defensores da utilização do Planejamento Estratégico, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macro-objetivos, objetivos funcionais.
A Falso
B Verdadeiro
2.2)Há dúvidas sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Tático é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Estratégicos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Estratégicos. Para operacionalizar os Planos Estratégicos, são preparados os Planos Operacionais, que orientam a alocação de recursos para cada parte dos Planos Táticos.
A Verdadeiro
B Falso
2.3) Com a estabilidade dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores positivos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como alto crescimento econômico, globalização, desregulamentação governamental, inflação, abundância de alguns recursos bem como a escassez de outros, custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento do Planejamento de Longo Prazo.
A Verdadeiro
B Falso
2.3) De acordo com o texto "Planejamento Estratégico dento do conceito de Administração Estratégica", para o conceito de Administração Estratégica:
I.São necessários indivíduos capacitados tanto na tarefa de planejar como de projetar o futuro. Requer-se executores que dominem ambas, tanto planejar como projetar o futuro.
II.É preciso tanto planejar quanto projetar o futuro para tornar uma empresa bem-sucedida.
A FF
B FV
C VF
D VV
2.4) I. Um bom planejamento estratégico não deve se envolver com questões menores, tais como objetivos, metas e desafios, qualitativos ou quantitativos para a entidade, que serão objeto de um detalhamento operacional do dia-a-dia.
II. A implantação da gestão estratégia numa organização pode, realmente, assegurar seu crescimento, continuidade e sobrevivência no longo prazo.
A FF
B VV
C FV
D VF
2.5) I. As transformações estratégicas devem ser realizadas por meio da contínua adequação das estratégias, da capacitação, da estrutura e da infra-estrutura física e logística da empresa ou entidade.
II. Uma boa metodologia de gestão estratégica deve dar ênfase, além de boa conceituação e formulação de estratégicas, na implementação das estratégias e dos planos de ação, sem descurar dos mecanismos formais de acompanhamento dos resultados e da eficácia das implantações.
A FF
B FV
C VF
D VV
2.6) Os principais aspectos do negócio que devem ser abordados num bom plano estratégico são os aspectos institucionais, comerciais, financeiros, tecnológicos, de informática, de capacitação e de motivação de recursos humanos da instituição.
A Falso
B Verdadeiro
2.7) É muito freqüente encontrarmos empresas e entidades onde seus dirigentes comungam de uma visão compartilhada, clara e explícita, do futuro do seu negócio ou atividade.
A
...