TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Livro Aprender A Viver De Luc Ferry

Artigo: Análise Do Livro Aprender A Viver De Luc Ferry. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.781 Visualizações

Página 1 de 3

1) Explique a noção de ‘’Logos’’ para os gregos e cristãos.

Logos para os gregos no sentido filosófico significa razão,a linguagem e a palavra e tem uma significação importante na filosofia antiga. Várias discussões surgiram entre os filósofos e foi fundamental para o desenvolvimento de uma explicação racional para o mundo, e a partir dessas ideias é que o filósofo Heráclito de Éfeso desenvolveu sua ideia sendo o papel essencial na filosofia dele, defendendo que a origem que comanda e ordena tudo no Universo é o Logos, redimensionando assim a visão da psyché humana que dominava a Grécia Arcaica. ( Escutando não a mim, mas ao Logos, é sábio entrar em acordo para dizer a mesma coisa: tudo é um - Heráclito de Eféso frag.50 ).

Os cristãos usavam Logos para se referir a Deus já que Ele era a mente racional – a razão – por trás da criação e organização do universo, tornando-se então para um único ser, mortal – o Cristo.

E o Verbo se fez carne,

E habitou entre nós;

E nós vimos sua glória,

Glória que ele tem junto ao Pai

Como filho único, cheio de graça e de verdade (João 1.14)

João no Evangelho de São João foi o primeiro a utilizar o termo Logos identificando-o com o Cristo, e logo depois vieram Atenágoras de Atenas, Clemente de Alexandria e etc.. que defenderam a teoria do Logos associado com Deus – Cristo.

‘’No princípio era o Verbo (Logos), e o Verbo(Logos) estava com Deus, e o Verbo(Logos) era Deus’’ (João 1.1)

2) De acordo com Luc Ferry: O divino deixa de se identificar com a ordem cósmica para se encarnar numa pessoa – O Cristo. Comente e relacione com o filme.

O autor explica no capitulo 3 que na teoria são analisados cinco traços de rompimento do cristianismo com o mundo grego. O primeiro traço é: O divino se transforma em Cristo, sugerindo que a razão deve dar lugar à fé. Já o segundo traço é justamente a fé, e com ela a confiança no outro, dando lugar a razão. O terceiro traço é a humildade de quem crê : a humildade de aceitar Jesus como divino. O quarto traço: a filosofia ultrapassa à religião, pois não desaparece, mas se adapta. E o quinto e último traço a filosofia torna-se uma disciplina escolar.

O filme Alexandria mostra claramente o crescimento do cristianismo, cada vez mais intensificado passando a dominar o território e convertendo os pagões quando eles não eram mortos pelos cristãos. O cristianismo mostrado no filme, não possui uma filosofia legitima, na verdade ela é uma adaptação da filosofia greco-romana e egípcia. Esses ensinamentos foram transferidos para o cristianismo ocorrendo apenas algumas mudanças com a ajuda principalmente de Aristóteles e Santo Agostinho. Como por exemplo a adequação do termo Logos, na qual para o cristianismo o significado continuou o mesmo – a razão – mas o que alterou foi a denominação de um ser mortal, e o seu pai divino, no caso Deus – Jesus. Crendo acima de tudo que o Logos (a razão, a palavra) era Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com