Livros de Piaget
Projeto de pesquisa: Livros de Piaget. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriscilaFxavier • 6/10/2014 • Projeto de pesquisa • 888 Palavras (4 Páginas) • 443 Visualizações
Livros de Piaget influenciam educação 30 anos após sua morte
da Livraria da Folha
Siga a Livraria da Folha no Twitter
A mente inquieta do suíço Jean Piaget (1896-1980) rende discussões nos mais diferentes campos do saber até hoje. Formando em biologia, seus trabalhos alcançaram fama mundial quando voltados à psicologia infantil e sua aplicação na educação. Entre suas principais obras destacam-se os livros "Biologia e Conhecimento" e "A Formação do Símbolo na Criança".
O conceito da epistemologia genética é a mais conhecida teoria desenvolvida por Piaget, que envolve explicar o amadurecimento e a compreensão de mundo das crianças em diferentes fases do crescimento.
Divididos em quatro estágios, Piaget entende que o primeiro, o sensório-motor dura até os 2 anos de idade. O pré-operacional é o segundo, dos 2 aos 7 anos; o terceiro nomeado de operatório-completo vai dos 7 aos 11 anos, e por fim, por volta dos 12 anos inicia-se a etapa de operatório-formal, que ao longo de toda a fase adulta tende a se desenvolver.
Reprodução / Fondation Jean Piaget Enquanto prosseguia com suas pesquisas e publicações de trabalhos, Jean Piaget lecionou em diversas universidades européias. Registros revelam que ele foi o
único suíço a ser convidado para lecionar na Universidade de Sorbonne (Paris, França), onde permaneceu de 1952 a 1963.
Em 1964, Jean Piaget foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e na University of California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Jean Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo. Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.
Até a data de seu falecimento, Jean Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Jean Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Jean Piaget morreu em Genebra, em setembro de 1980 (com 84 anos).
Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.
A essência de seu trabalho ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui.
Formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por
meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos.
Em seu trabalho, identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Principais livros de Piaget :
- A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923)
- O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924).
- A representação do mundo na criança (1926)
- A causalidade física na criança (1927)
- O julgamento moral na criança (1931)
- O desenvolvimento das quantidades físicas (1941)
- A gênese do número (1941)
- A noção de tempo na criança (1946)
- A geometria espontânea na criança (1948)
- A representação do espaço na criança (1948)O referido livro texto, em seu capítulo 06 aborda a teoria de Jean Piaget (1896 – 1980) e fornece ao leitor uma visão geral e incompleta dela, bem como suas implicações ao ensino e à aprendizagem.
Embora seja antiga a concepção filosófica de que o conhecimento humano é uma construção do próprio homem, tanto coletiva como individual, neste século, Piaget se apresenta como o pioneiro do enfoque construtivista à cognição humana. Suas propostas configuram uma teoria construtivista do desenvolvimento cognitivo
...