Logistica Dos Correios
Trabalho Universitário: Logistica Dos Correios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelo351 • 29/10/2013 • 3.124 Palavras (13 Páginas) • 1.036 Visualizações
SUMÁRIO
Proposta do Trabalho 04
1. Introdução 04
2. Justificativa 05
3. Objetivo Geral 05
4. Objetivo Específico 05
5. Metodologia 06
6. Fundamentação Teórica 06
7. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos 07
7.1 Quadro Atual 07
8. Conceito de Cross Docking 09
9. Fluxo Logístico do Sedex 11
10.1 Postagem 12
10.2 Movimentação 12
10.3 Entrega 13
10. Significado das Siglas e Termos Técnicos 13
11. Questionário 14
12. Conclusão 14
13. Bibliografia 16
Operações Logísticas dos Correios
Proposta do Trabalho
Proposta do trabalho é apresentar a cadeia logística dos Correios (ECT), especificamente do SEDEX, que possui uma eficiente infra-estrutura operacional e dispõem de um conjunto de recursos físicos e humanos aptos para realização das operações que hoje caracteriza o SEDEX como sinônimo de rapidez e confiabilidade.
1. Introdução
“A concorrência cada vez mais acirrada, a globalização da economia e a acelerada revolução tecnológica fizeram com que as empresas passassem a objetivar melhorias em seus diversos sistemas, principalmente de produção e de logística e distribuição, visando alcançar maior eficiência e melhores serviços e, conseqüentemente, um posicionamento no mercado mais favorável. ( OLIVEIRA & PIZZOLATTO, 2003)”
Baseados neste conceito vamos apresentar o que os Correios fazem para concorrer no setor de entregas expressas através da sua cadeia logística do SEDEX, que hoje conta com uma infra-estrutura operacional e um conjunto de recursos físicos e humanos aptos para a realização das operações em todo território nacional.
O gerenciamento do processo logístico como uma atividade estratégica contribui para que o cliente receba o produto certo, na quantidade esperada com a variedade e qualidade estabelecida no tempo contratado. O resultado final que espera obter com esse trabalho é o suporte total ao cliente em todas as etapas do processo, centralizando as operações, padronizando e minimizando os erros.
O Cross Docking surge com objetivo de reduzir o nível dos estoques e de realizar entregas freqüentes de mercadorias, em pequenas quantidades, e com custo operacional reduzido. As instalações que operam nesse sistema não realizam as atividades de armazenagem, isto porque a carga recebida por diversos fornecedores é imediatamente preparada para ser transferida para área de embarque.
As operações realizadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são exemplos característicos de operações com elevados índices de giro, a exemplo de seu serviço SEDEX que será abordado neste trabalho que tem por objetivo principal demonstrar a eficiência e efetividade da aplicação do processo na operação de encomenda desta empresa.
2. Justificativa
As empresas e clientes buscam cada vez mais confiança, qualidade e segurança para entrega de seus produtos, este cenário justifica a importância deste estudo, pela complexidade envolvida nas atividades dos Correios que, como empresa prestadora de serviços, possui a logística no centro de suas operações, cuja compreensão do processo e conceito Cross Docking pode contribuir com os estudos logísticos em especial aqueles voltados às empresas prestadoras de serviços de entrega de produtos com elevados índices de giro e perecibilidade.
3. Objetivo Geral
Analisar o funcionamento da cadeia logística dos Correios, especificamente do SEDEX.
4. Objetivo Específico
Mostrar a infra-estrutura e conjunto de recursos físicos e humanos que contribuem para o funcionamento da cadeia logística dos Correios.
Analisar a forma de coleta, armazenagem e distribuição do serviço de entrega dos correios, através do conceito logístico Cross Docking.
5. Metodologia
Para desenvolver este estudo foi feito uma visita técnica na unidade dos Correios localizada no Anel Rodoviário km25, bairro Universitário em Belo Horizonte-MG, esta unidade é composta por CTO (Centro de Transporte Operacional), CTC (Centro de Tratamento de Cartas) e CTE (Centro de Tratamento de Encomendas), foram feitas pesquisas pela internet, livros e artigos sobre a logística, consulta em alguns materiais disponibilizados pelos Correios, como editais e apostilas, além de entrevista com um dos funcionários dos Correios que é nosso colega de curso.
6. Fundamentação Teórica
Segundo KANDAMPULLY (2000), satisfazer as necessidades do consumidor em prestação de serviços é uma tarefa complexa porque a definição de qualidade varia de pessoa para pessoa e o consumidor avalia essa qualidade com base na sua própria experiência e também porque ele não somente assiste, mas também interage com o serviço prestado. Outro complicador é o fato de as expectativas do consumidor serem satisfeitas diretamente pelos empregados e a organização ser incapaz de controlar o comportamento e as atitudes de seu pessoal individualmente.
Para BALLOU (2001) a logística tem como função interligar as atividades diversas de uma empresa, considerando o processo iniciado no fornecedor e encerrado no cliente final, e assim gerenciar o fluxo de informações e o fluxo de materiais envolvidos em tais processos.
Uma solução proposta por KANDAMPULLY (2000) é a utilização do conceito de Pacotes de Serviços, no qual a organização elabora uma variedade de serviços específicos e projetam suas respectivas cadeias de fornecimentos – empregados, materiais, capacidades – para manter o nível de qualidade mesmo quando há elevação de demanda, e também para adequar os serviços oferecidos
...