TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Pesquisas Acadêmicas: Logistica Reversa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  5.101 Palavras (21 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 21

Garrafas pet podem se transformar em tecido sustentável

Uma alternativa para quem quer comprar roupas, bolsas e outros produtos feitos com materiais mais sustentáveis é o tecido de garrafa pet. Ele é feito a partir da reciclagem do plástico e pode evitar que novas matérias-primas sejam produzidas, além de reaproveitar o material que iria para o lixo. Apesar de parecer novidade, o tecido produzido a partir das embalagens pet são os mesmos das roupas comuns de poliéster. A grande diferença é que em vez de utilizar o material virgem, a indústria recicla o plástico das garrafas e o transforma em fibras de poliéster. Posteriormente, essa fibra poderá ser tecida junto com algodão e virar matéria-prima para roupas, bolsas, travesseiros, roupas de cama, tapetes e outra infinidade de produtos, ou ainda ser utilizada em sua forma bruta na confecção de banners, sacolas e embalagens. Basta olhar a etiqueta de algumas roupas para ver que a composição do produto é feita com 50% de algodão e 50% de poliéster. As roupas feitas a partir dessa mistura são ainda mais resistentes, correm menor risco de desbotar ou formar “bolinhas”, além de amassarem menos que aquelas feitas com 100% de algodão.

Benefícios ambientais

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Pet (ABIPET), em 2008 foram recicladas no Brasil 253 mil toneladas de embalagens, sendo que 38% foram encaminhadas para a área têxtil. Destes, 44% foram usados na indústria de vestuário, 35% para a produção de cordas, cerdas e monofilamentos e 21% para não tecidos. Além de incentivar os investimentos em cooperativas e catadores de lixo, a reciclagem pode trazer diversos ganhos ambientais . Para produzir um quilo de malha pet são recicladas 11 garrafas de dois litros de refrigerante. Além disso, ao reutilizar o material, a indústria deixa de produzir novas unidades do material, economizando água, energia e matérias-primas, como o petróleo. Por fim, a reciclagem evita o acúmulo do material em lixões e aterros e prolonga sua vida útil.

www.ecodesenvolvimento.org

Transformação designer de joias cria coleção com ouro e garrafas PET

Misturar um material nobre, como o ouro, com garrafas PET recicladas para criar joias foi a ideia da designer Junia Machado. Esse mix deu origem à coleção “O Luxo do PET”, que também foi inspirada pelas catadoras de lata, que recortam e fazem flores com o material. Junia fez várias folhas com os plásticos de garrafas de diferentes cores e as colocou sobre uma folha de ouro.A joalheira mudou o conceito não só da joia, mas também do PET. Junia pretende quebrar o preconceito de que não é possível fazer joias com materiais alternativos.Além de criar as peças usando material reciclado, Junia e sua equipe de ourives desenvolveram oficinas de artesanato na Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias (RJ), e ensinaram um grupo de 10 pessoas a confeccionar peças, como flores e outros elementos feitos com PET.

Processo de transformação de garrafas PET em camisetas

Ao comprar uma camiseta da nossa linha Malha Recicle você deve se perguntar como deve ser o processo de transformação de garrafas PET até chegar a se tornar um tecido ecologicamente correto. Para entender o processo de fabricação das camisetas, basta compreender que o polietileno das garrafas PET é um material termoplástico, o que significa que pode ser reaproveitado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando Fases:

1ª- As garrafas Pet depois de usadas são recolhidas pelos catadores, lavadas e separadas por cores. Nesta fase são retiradas as tampas e os rótulos das embalagens, que passam por um processo de higienização e secagem. Então, o pet é moído e reduzido a pequenos pedaços (flakes);

2ª- É feita uma fusão à temperatura de 300°C, além de uma filtragem para retirada de impurezas. Teremos então os chips, que são grânulos milimétricos. Repete-se o processo, e o material derretido é passado por um equipamento que o transforma em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que a do algodão;

3ª- As fibras (A fibra é uma estrutura filamentosa natural, artificial ou sintética. É a unidade de matéria que pode ser fiada e transformada em tecidos planos, malhas ou feltros e podem ser obtidas a partir da garrafa Pet) são transformadas em fios de poliéster;

4ª- É então produzida a malha, combinando-se 50% de poliéster reciclado e 50% de algodão, o que resulta numa malha ecológica de grande qualidade.

ECOFIBRA

O que é Ecofibra?

Ecofibra é a fibra de poliéster, produzida pela Unnafibras, com material 100% reciclado de garrafas PET. Com várias opções de títulos, cores e cortes, cada segmento de mercado é atendido por um tipo adequado de Ecofibra. Como exemplo de aplicações: Vestuário, Interiores Automotivos, Enchimentos, Cobertores, Decoração, etc.

Da garrafa a produtos industrializados

Segue abaixo seqüência de transformação de garrafas PET em produtos diversos:

01) Unnafibras compra fardos de garrafas de PET a partir de Sucateiros, Associações e outras organizações.Essas garrafas são separadas e enfardadas por cor e enviadas para as unidades de reciclagens em Mauá (SP) e João Pessoa (PB). Essas garrafas alimentam as roscas lavadoras e esteiras de seleção e triagem.Nesta fase, são retirados os arames e invólucros das embalagens dos fardos, sujeira grosseira (pedras, areia, etc) e outros plásticos (PVC, PE, PP).As garrafas de PET pré-lavadas são moídas a úmido e,nos tanques de separação, por densidade, são retirados os rótulos e tampas.Em uma segunda moagem a úmido, os flocos (flakes) de PET adquirem o tamanho adequado as aplicações do produto. Na etapa final de processamento, o flake passa por lavagens com produtos químicos para dissolução da cola dos rótulos, enxágüe e secagem.

02) Na Unnafibras, esses flakes são fundidos e extrudados na fase de fiação.

No caso de fibras coloridas, o tingimento é em massa, garantindo alta solidez de cor e nenhum impacto de descarte de corantes / pigmentos nos efluentes.Os filamentos são resfriados e recebem uma emulsão de óleo em água (ensimagem) proporcionando propriedades anti-estáticas e lubrificantes.Para que a fibra tenha determinadas características mecânicas, passa por um processo de estiragem para atingir título (diâmetro da fibra), resistência e alongamentos residuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com