Logistica Reversa
Ensaios: Logistica Reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosrqueiroz • 26/11/2013 • 3.739 Palavras (15 Páginas) • 309 Visualizações
Temos 59 temas relacionados com Logística reversa. São artigos, textos e vídeos muito interessantes que abordam o tema, não são extensos e não são cansativos.
Cada aluno deve ver todos os temas e escolher 8 dos temas disponibilizados no link, após a escolha, o aluno irá citar os temas escolhidos na folha de resposta da atividade e justificar o motivo da escolha, o que lhe chamou mais a atenção e por que.
Grupo Pão de Açúcar lança projeto pioneiro em sustentabilidade
O motivo da escolha é sem dúvida ver uma empresa que busca contribuir para o desenvolvimento sustentável, equilibrando questões econômicas, sociais e ambientais.
O que chamou mais a minha atenção foi o seu programa de logística reversa, onde o Grupo Pão de Açúcar passa a monitorar a cadeia produtiva das embalagens Taeq: da coleta de materiais, separação e produção de papel cartão, passando pela gráfica que imprime os cartuchos e o fornecedor que os utiliza na etapa final da manufatura, fechando o ciclo da produção: da arrecadação dos insumos até a fase final, a da embalagem dos produtos e chegando até o consumidor final e o descarte dos resíduos recicláveis.
Os pontos de coleta ficam localizados nos estacionamentos das lojas, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs), onde os clientes contam com a ajuda dos “fiscais da natureza” - atendentes responsáveis pela organização, limpeza e orientação sobre o programa.
A empresa responsável pela transformação do papel reciclado para o Grupo Pão de Açúcar é a Papirus. Essa indústria compra o material reciclável da cooperativa Vira-Lata, que realiza a coleta dos resíduos nas lojas do Grupo e segrega esse material permitindo que seja identificado para utilização na etapa seguinte: a de produção. Nesta fase, as aparas são transformadas em papel (Vita Carta GPA), que será comprado pela indústria gráfica para a produção dos cartuchos que irão embalar os produtos Taeq.
Sobre TAEQ - Do neologismo entre as palavras orientais ‘Tao’ (equilíbrio) + ‘Eki’ (energia vital), a marca TAEQ foi lançada em setembro de 2006 pelo Grupo Pão de Açúcar (www.grupopaodeacucar.com.br).
Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes
O motivo da escolha é saber a respeito do lixo eletrônico produzido pelo país, procurar saber o que está sendo feito, já que o Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano. O alerta é da ONU, que nesta segunda-feira, 22, lançou seu primeiro relatório sobre o tema e advertiu que o Brasil não tem nem estratégia para lidar com o fenômeno, e o tema sequer é prioridade para a indústria.
O que chamou mais a minha atenção foi à reportagem publicada pelo jornal "Estadão", em 22 de fevereiro de 2010, a respeito do lixo eletrônico produzido pelo país.
Hoje, o lixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a situação é mais preocupantes nos países emergentes. Principalmente no Brasil, campeão na geração de lixo eletrônico por habitante: meio quilo por ano.
Segundo o estudo foi realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), diante da constatação de que o crescimento dos países emergentes de fato gerou maior consumo doméstico, com uma classe média cada vez mais forte e estabilidade econômica para garantir empréstimos para a compra de eletroeletrônicos. Mas, junto com isso, veio à geração sem precedente de lixo. A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano. Grande parte certamente ocorre nos países ricos. Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas o que a ONU alerta agora é para a explosão do fenômeno nos emergentes e a falta de capacidade para lidar com esse material, muitas vezes perigoso. Para Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma, Brasil, México, Índia e China serão os países mais afetados pelo lixo, enfrentando "crescentes danos ambientais e problemas de saúde pública".
Os números publicados pela ONU indicam que o Brasil descarta 96,8 mil toneladas métricas de PCs; a China descarta 300 mil toneladas, mas por pessoa o Brasil supera a China por descartar meio quilo de lixo eletrônico per capita, enquanto que a China, onde a população é bem maior, o descarte per capita de PCs é de 0,23 quilos.
Segue minha observação: O que é lixo eletrônico?
Do termo inglês e-waste, o lixo eletrônico ou resíduo eletrônico é composto por resíduos de peças e equipamentos eletrônicos obsoletos provenientes de descarte de TVs, celulares, computadores, tablets, geladeiras, micro-ondas, impressoras, receptores de antena, roteadores, relógios e outros equipamentos. Provocam sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana por serem compostos por metais e substâncias tóxicas.
Fontes:
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae, Brasil-e-o-campeão-do-lixo-eletrônico-entre-emergentes, 514495,0. htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo_eletr%C3%B4nico
A população vai às ruas recolher lixo
O motivo da escolha é saber o porquê a população vai às ruas recolher lixo.
Segundo a reportagem na cidade de Ijuí, foi feito um Mutirão Comunitário de Combate à Dengue envolveu diretamente 400 pessoas em um final de semana. Foram visitadas mais de 22 mil residências, em 22 dos 37 bairros. No total foram recolhidas 70 cargas de lixo, totalizando 200 toneladas.
O que chamou mais a minha atenção foi o exercício de Cidadania na cidade de - Ijuí/RS. Onde equipes da Vigilância Epidemiológica, secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Urbano, de Meio Ambiente, de Educação, ACI, Sindilojas, Parceiros Voluntários, associações de bairros, Exército, Brigadas Militar e Corpo de Bombeiros participaram da ação.
Neste dia o comércio não abriu as portas, para que os funcionários pudessem vistoriar minuciosamente os estabelecimentos em que trabalham e também suas casas. O principal objetivo do mutirão foi acabar com os focos das larvas do mosquito da dengue, já que, embora seja eficiente, o fumacê mata apenas o mosquito alado.
Se a população foi às ruas recolher o lixo de produtos industrializados, não deveriam as grandes indústrias auxiliarem nesta tarefa?
Em relação á questão citada no
...