Logistica Reversa
Trabalho Universitário: Logistica Reversa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carenato • 23/4/2014 • 430 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
LOGÍSTICA REVERSA
Logística reversa é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. Ela aborda questões que envolvem a recuperação de produtos, embalagens, materiais entre outros, com a preocupação e conscientização dos problemas ambientais, tratando do desenvolvimento sustentável e da política ambiental.
Os principais objetivos da política reversa são o retorno ou recuperação de produtos, redução de matérias-primas, reciclagem, substituição e reutilização de materiais, deposição de resíduos.
O Brasil já tem aprovado uma lei que trata deste assunto e ela entrará em vigor a partir de 2014, mas muitas empresas já vêm utilizando a logística reversa em função da política de responsabilidade ambiental que possuem.
Esta lei trará grande vantagem para a sociedade e meio ambiente, pois vai possibilitar o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que elas possam poluir ou contaminar o meio ambiente; vai contribuir com os processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas; as industrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados e vai criar um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis).
Como exemplo foi apresentado um vídeo de uma empresa fabricante de pneus no qual recebia de volta seus produtos já usados e reutilizava estes pneus após passar por determinados procedimentos, quando não era possível fabricar novos pneus, a empresa reutilizava a borracha dos pneus usados para fazer outros produtos, como sola de sapato, pintura emborrachada para aplicar no chão e até sustentação e aplicação em parede de casa. Desta forma, a logística reversa impedi que estes pneus sejam descartados em rios ou terrenos, poluindo o meio ambiente.
A função de cada setor no processo:
- Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos.
- Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos.
- Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los.
- Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.
Principais produtos que farão parte do sistema de logística reversa:
- Pneus
- Pilhas e baterias
- Embalagens e resíduos de agrotóxicos
- Lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio
- Óleos lubrificantes automotivos
- Peças e equipamentos
...