Logistica Reversa
Artigo: Logistica Reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/5/2014 • 549 Palavras (3 Páginas) • 283 Visualizações
Trabalho de Logística
Sala 307 – Noturno
Logística Reversa e seus Desafios
O maior desafio da logística reversa enfrenta hoje, é torná-la viável e efetiva. Tudo sempre aborda o tripé em que ela está apoiada: Ambiente, econômica social.É um tema com múltiplas soluções e que devem ser tomadas na forma de ações conjuntas entre todos os envolvidos.
Os textos em que o trabalho é baseado, apresentam duas perspectivas diferentes. A otimista é destacando as grandes inovações da logística reversa da pioneira Nokia, que obteve um excelente resultado (e um grande custo) nos últimos anos. Em contra-partida, o Brasil que espera que vigore uma lei branda, onde é mais lucrativo ser multado do que cumprir a legislação, e onde não há ações conjuntas eficientes o suficiente para que haja uma mudança significativa no comportamento das indústrias e das próprias pessoas.
Um ponto deve ser visto com muita atenção: a pesquisa de desenvolvimento de tecnologia para viabilizar a reciclagem de materiais ainda com reciclagem muito cara, ou mesmo materiais ainda não recicláveis. Custeio esse que deveria vir da própria empresa privada e do governo (inclusive com incentivos àqueles que querem investir no negócio). E a proibição da utilização de materiais que realmente não são possíveis a reciclagem, ou pelo menos a regulamentação para um uso conciente.
A mídia também tem seu papel: obrigatoriedade de divulgação da importância de negócios que desenvolvem a sociedade, o impacto ambiental amenizado e o valor que é agregado aos produtos. Como consta nas leis brasileiras, todos os meios de comunicação têm responsabilidade social e educativa para com a sociedade, o que aliás, deveria ser mais cobrado pela população.
É desconsiderar a realidade apenas publicando uma lei, esperando que as empresas acatem e façam isso por pura obrigação. É necessário fiscalização, objetivos concretos e planos concisos para cara área e mercado o qual a responsabilidade do material será atribuído, acompanhamento e fazer uma elaboração contínua de um projeto sempre maior. Além disso, incentivo e educação, o que será a base para a construção pessoas mais justas e concientes. Os cidadãos por sua vez, exercendo a cidadania e fazendo sua parte, porque sim, funciona. Sabemos que a atitude ativa existe em países de primeiro mundo.
Mas o objetivo fundamental é a viabilização econômica e lucrativa das empresas para o exercício da logística reversa.
Em referência aos 700 bilhões de euros gastos pela Nokia no recolhimento de celulares em 85 países, o mesmo custo poderia ser repassado aos clientes em forma de desconto, crédito para celulares (o que foi uma ideia extraordinária) e outros benefícios que poderiam ser negociados com companhias de telefônicas e mesmo o governo. Um exemplo que temos hoje em nosso país, é o recolhimento de alumínio. Se houvesse um incentivo em dinheiro, ou mesmo em bens materiais, a empresa não gastaria em recolhimento, pois os próprios interessados (clientes que detém o produto), levariam o material até a empresa – o qual ocorre na grande parte de reciclagem de alumínio.
Além do incentivo á pesquisa (que existem várias formas, como premiação para o melhor resultado/desenvolvimento de pesquisa), o marketing tem em mãos o significativo trabalho de mostrar ao seu público, a importância do serviço prestado, enfatizando o valor do produto - mesmo que isso se reflita em um valor mais alto à ser pago - justificando e inspirando seus consumidores, rendendo assim, um retorno justo.
...