Logistica Reversa
Trabalho Universitário: Logistica Reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: waleriacoimbra • 17/8/2014 • 307 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Tema: Logistica Reversa.
A vida de um produto não termina com sua entrega ao cliente, com o passar do tempo produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e deve retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados, é disso que se trata a logistica reversa.
Segundo a lei n° 12.305 de 2 de Agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto n° 7.404 de 23 de dezembro de 2010, os geradores de residuos, sejam eles fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e serviços publicos de limpeza, tem a responsabilidade de desenvolver estratégias para minimizar o volume de residuos sólidos com o objetivo de reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.
O poder publico e empresarial devem elaborar estratégias para a coleta, reaproveitamente, incentivo a práticas socioambientais e descarte desses residuos, e os consumidores também tem responsabilidades, quanto ao descarte correto e a reutilização desses residuos (quando for possível).
Os fabricantes devem produzir cada vez mais com materiais reciclaveis, que facilitão o reaproveitamento desses residuos. E no caso de fabricantes de produtos perigosos (exemplo: Pilhas, eletroeletronicos e peneus), eles são totalmente responsaveis pelas maneiras e opções de descarte.
Portanto essas leis trazem uma nova consciência, de que não é necessario só produzir, mas sim que devemos pensar em produzir minimizando os prejuizo ao meio em que vivemos. As empresas e órgãos publicos tem a responsabilidade de dar exemplo a sociedade, pois só assim se educará as pessoas a terem atitudes ecologicamente corretas. Não esquecendo de citar que a logistica reversa da oportunidade a coperativas e catadores, trazendo beneficios sustentaveis e economicos.
Essa lei e o decreto ambiental tratam de setores sociais, educacionais e economicos, e cabe a cada um fazer seu papel e se responsabilizar, sabendo que com o não cumprimento dessas poderá sofrer serias penalidades.
...