Logistica Reversa
Trabalho Escolar: Logistica Reversa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaocsobrinhos • 20/9/2014 • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 381 Visualizações
Tema: Logística Reversa Do Entulho
Argumentação e esclarecimento dos objetivos: Os resíduos na construção civil se tornaram um grande problema devido ao enorme volume gerado, sendo também um problema administrativo deste material. A falta de locais adequados ou soluções que absorvam esta demanda de produção.
Com a simples disposição deste entulho, acaba desperdiçando um material que poderia ter tido o destino da reciclagem. Com a reciclagem, diminuiria o volume de material nestes aterros, assim preservando os recursos naturais, menos áreas de contaminação, e além de ser uma alternativa economicamente viável.
1- Introdução.
Podemos observar que as obras da construção civil, são geradoras em potencial de entulho. Um fator que vem sendo discutido é que no processo construtivo, existe um alto índice de desperdício do material utilizado e também o não reaproveitamento do entulho.
Sabemos que nem toda a perda se transforma em resíduo a ser aproveitado, uma vez que parte deste fica na obra. Não só em uma obra que se inicia, mas numa reforma notamos uma falta enorme em reutilizar o material, muitas vezes pelo desconhecimento do potencial do material, outras vezes por descaso.
O setor da construção civil vem sofrendo grandes modificações com o avanço tecnológico, ganhando em termos de qualidade, produtividade, redução de custos e competitividade entre as empresas. A adoção de práticas de racionalização e otimização, o emprego de tecnologias de materiais e de técnicas operacionais mais aprimoradas empregadas na indústria da construção civil tem o objetivo de viabilizar empreendimentos e aumentar a competição entre as empresas do ramo.
A indústria da construção civil destaca-se pela ampla variedade de materiais que utiliza bem como pela grande diferenciação em seus processos e produtos.
Diante da grande quantidade e diversidade de materiais utilizados na construção civil entende-se a importância do planejamento e construção de uma estrutura de rede reversa que consiga reaproveitar esses materiais de alguma forma. A reciclagem é uma das maneiras encontradas para conseguir a minimização dos desperdícios e aumentar as maneiras de produzir materiais
a custos mais baixos.
2- Justificativa.
Atualmente vemos o grande descaso com o entulho, que se tratado com a devida importância se torna uma grande fonte de matéria prima.
O sistema de coleta de entulho já esta implantado em algumas cidades do país como: Belo Horizonte e São José do Rio Preto, gerando uma grande economia, e consequentemente causam uma redução dos detritos despejados no meio ambiente.
3- Objetivo.
3.1- Geral: Viabilizar empreendimentos e aumentar a competição entre as empresas do ramo, reduzir a quantidade de entulho que atualmente enchem aterros e locais inapropriados.
3.2- Específico: É mostrar a importância da aplicação do conceito de rede logística
Reversa, na indústria da construção civil, enfatizando a reciclagem do entulho e a redução de custos, utilizando materiais reaproveitados.
4-Atividades.
4.1- Histórico da Reciclagem do Entulho.
A construção civil é uma das atividades humanas mais antigas que se tem conhecimento. Dela sempre foram geradas grandes quantidades de resíduos minerais, ou seja, os subprodutos.
Os primeiros registros de reutilização de resíduos minerais da construção civil na produção de novas obras vieram do Império Romano. Mas, a primeira aplicação significativa de entulho reciclado foi registrada somente após o final da Segunda Guerra Mundial, na reconstrução das cidades européias.
No contexto atual, a gestão dos resíduos da construção civil é um desafio, e requer mudanças e transformações significativas no campo do comportamento, da informação e dos processos de geração e minimização de entulhos.
Composição Média do Entulho
ELEMENTO
%
Argamassas 63,67
Tijolos Maciços 17,98
Telhas,lajotas, etc. 11,11
Concreto 4,23
Bloco de Concreto 0,11
Ladrilhos de concreto 0,39
Pedras 1,38
Cimento-amianto 0,38
Solo 0,13
Madeira 0,11
Papel e matéria orgânica 0,20
FONTE: Pinto (1987) apud Zordan (1997), p. 5.
4.2-Economia.
Estudos mostram que a produção de agregados com base no entulho pode gerar economias de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais e que a partir do material do entulho é possível fabricar componentes com uma economia de até 70% em relação a similares com matéria-prima não reciclada. Em alguns países como EUA, Japão, França, Itália, Inglaterra e Alemanha a reciclagem de entulho já se consolidou, com centenas de unidades instaladas. Segundo Barros et al (1998), na Holanda, 70% do desperdício da construção já é reciclado e o governo pretende aumentar esse valor para 90%.
4.3-Sustentabilidade.
O desperdício na construção civil brasileira é o que possui um dos índices mais altos do mundo e gera impactos econômicos significativos. Aumento do custo da produção, dos materiais, redução de aproveitamento dos produtos e serviços e todos são resultado de um desenvolvimento insuficiente de novas tecnologias, do desperdício de materiais, da baixa qualificação profissional e da própria qualidade de vida dos trabalhadores.
Os edifícios consomem entre 20 a 50% dos recursos físicos segundo seu ambiente, tendo especial responsabilidade na atual deterioração do meio ambiente a ampliação do parque construído.
4.4-Reciclagem de resíduos da construção civil.
Este processo de reciclagem tem condições de representar uma redução de 75% do custo da remoção e tratamento de doenças para os municípios. Além disso, estende o tempo de vida útil
...