Logistica Reversa
Artigos Científicos: Logistica Reversa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 62518995 • 1/9/2013 • 2.832 Palavras (12 Páginas) • 963 Visualizações
LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO (RECICLAGEM) AGREGANDO VALOR ECONÔMICO, LEGAL E ECOLÓGICO À EMPRESA
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO X
1.1
1.2
2
2.1 TEMA
DELIMITAÇÃO DO TEMA
OBJETIVO
OBJETIVO GERAL X
X
X
X
2.2
3 OBJETIVO ESPECÍFICO
JUSTIFICATIVA X
X
4 PROBLEMAS E HIPÓTESES X
5 EMBASAMENTO TEÓRICO X
6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS X
6.1
6.2
6.3
7 MÉTODOS
PESQUISA
AMOSTRAGEM
CRONOGRAMA X
X
X
X
REFERÊNCIAS X
1 INTRODUÇÃO
As constantes mudanças presente no cenário mundial motivada pelo efeito da globalização, crescimento acelerado da população e hábitos de consumo por parte dos consumidores contribuem gradativamente para o alcance de um expressivo nível de escassez de recursos naturais e a limitação da capacidade de descarte do lixo urbano nas grandes cidades. Com o aumento no volume da produção de bens e produtos industrializados direcionados ao mercado com o objetivo de atender às necessidades de diferentes tipos de públicos, o reflexo dessas transformações é a falta de matérias-primas virgens utilizadas no processo de fabricação e uma ampla visibilidade de produtos em geral descartados inadequadamente que colaboram para o desequilíbrio ecológico, trazem sérios riscos ao meio ambiente e a saúde humana, tornando-se fundamental a realização da reciclagem de produtos e materiais.
A repercussão dos riscos ambientais ligados propriamente ao descarte irregular do lixo urbano vem ganhando maior notoriedade e contribuindo para que as empresas tenham uma preocupação maior em relação aos resíduos gerados após o consumo de seus produtos visando adotar alternativas voltadas para o processo de reciclagem, de modo a estimular a implantação da atividade de logística reversa em suas operações. A Logística Reversa é uma atividade pertencente à área de logística empresarial que tem como principal objetivo gerenciar a realização de forma adequada do tratamento e destino de bens e materiais ao ciclo produtivo, após seu uso e sem condições de reutilizar possibilitando agregar valor relacionado aos aspectos econômicos, legais e ecológicos.
Introduzida no ambiente empresarial, a sensibilidade ambiental apresentada como comportamento da sociedade associada à conscientização dos envolvidos nos processos de planejamento vem ganhando espaço em processos decisórios permitindo que outras estratégias sejam adotadas em relação aos aspectos de imagem corporativa, o ciclo de vida e os reflexos de seus produtos junto ao meio ambiente. Na intensa corrida em busca de resultados satisfatórios entre as empresas que atuam em diversos segmentos do mercado, a realização da atividade de Logística Reversa (Reciclagem) visa contribuir efetivamente para redução dos impactos causados por produtos e materiais junto ao meio ambiente, além de gerar a oportunidade para a criação de uma nova fonte lucrativa, possibilitando a ampliação dos negócios e evitando gerar o aumento de custos e despesas.
Muitas são as vantagens oferecidas através da implantação da atividade que não se restringe somente ao fator de agregar valor econômico cuja é a principal característica, mas também está relacionada aos fatores de competitividade mediante a fidelização do cliente, ao fator legal por meio do cumprimento de legislações e ao fator ecológico de forma a reforçar a imagem corporativa. Sobretudo, esses diversos fatores ganham espaço em estratégias empresarias, influenciando diretamente em processos decisórios e consequentemente na tomada de decisão.
1.1 Tema
Logística Reversa de Pós-consumo (Reciclagem) agregando valor econômico, legal e ecológico à empresa.
1.2 Delimitação do Tema
A execução do fluxo reverso é realizada através de um percentual de produtos e materiais constituintes de diversas naturezas por meio de canais de distribuição reversos de pós-consumo denominados reuso, remanufatura e reciclagem. O canal reverso de reciclagem, nas diversas etapas de seu sistema permite a revalorização de produtos descartados junto ao meio ambiente através da extração industrial de materiais presentes em sua composição, convertendo-os em matéria-prima de natureza secundária ou reciclada, possibilitando a reintegração ao processo de fabricação de novos produtos.
A crescente utilização de materiais descartáveis por parte do consumidor tem contribuído diretamente com a poluição ambiental em grandes cidades, aumentando a quantidade de produtos de pós-consumo e consequentemente esgotando a capacidade de aterros sanitários. Além de sensibilizar a comunidade em geral diante da proximidade dos fatos e obviamente refletindo na imagem corporativa das empresas de forma negativa do ponto de vista ecológico.
Sob a ótica estratégica, a execução do processo de logística reversa requer uma avaliação cuidadosa em relação a importantes fatores, tais como: sociedade, governo e ambiente empresarial. Visando a busca pela competitividade de mercado aliada à ideia de sustentabilidade, levando em consideração a recuperação de valor econômico, cumprimento de legislações
...