TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa Do Café

Exames: Logistica Reversa Do Café. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 3

Logistica Reversa do café

A tecnologia contribui para aumentar o consumo da bebida, mas gera resíduos que podem causar danos ao meio ambiente. O café embalado em capsulas rende boa bebida e praticidade, mas é necessário cuidado na hora de descartar o material. Segundo a Organização Internacional do Café (ICO, na sigla em inglês) “o café é o segundo produto que mais se comercializa depois do petróleo”. É uma das bebidas mais consumidas do planeta. Reunir tantos consumidores faz com que as empresas invistam sempre em novas formulas de produção, distribuição e consumo.

A forma como é servido variou muito ao longo da historia. Desde os antigos bules, nos quais se utilizava um recipiente que não transmitisse seu próprio sabor à bebida como o barro e o ferro esmaltado, até as modernas cafeteiras expresso. As maquinas que facilitam o consumo evoluíram e hoje abre espaço para as famosas cafeteiras de capsula.

São muitas as vantagens deste tipo de produto: pratico, rápido e fácil de preparar. Com o sucesso da tecnologia, as capsulas tem alcançado muitos amantes da bebidas e, por isso, são varias as empresas que passaram a comercializa-lo.

No entanto, as novas cafeteiras monodoses, como são conhecidas, apresentam um ponto negativo. Embora sejam funcionais por apresentar um sistema higiênico e de fácil manejo.

Segundo as especificações, as capsulas são compostas principalmente de dois materiais: alumínio e plástico polipropileno. Por serem embalagens inovadoras, muitos países não dispõem de uma legislação especifica sobre elas. De modo que, quando são utilizadas, um novo resíduo para o meio ambiente que antes não existia é originado.

Em alguns países europeus se considera que estes recipientes são equiparáveis aos pacotinhos de chá ou peles dos embutidos e não sofrem o mesmo processo de reciclagem que outros produtos.

Mesmo se o cidadão deposita-lo em um recipiente especifico para este tipo de material o resultado serio o mesmo: incinerado ou fazendo parte de uma montanha de dejetos na lixeira mais próxima.

Algumas soluções estão na fabricação de embalagens biodegradáveis, programas para reciclar capsulas ou a para reutilizar o material. A marca da Nestle oferece um serviço de reciclagem para as capsulas de alumínio. O cliente pode depositar as embalagens em suas lojas e, então, as capsulas são enviadas para uma unidade de reciclagem na qual o alumínio é fundido e praparado para ser vendido para outras companhias. O alumínio das capsulas é infinitamente reciclável o café restante que permanece em seu interior é utilizado como fertilizante natural ou como fonte de energia ecológica.

Ex: Batizadas de Atlas, as meias criadas pela marca norte-americana Ministry of Supply utilizam café usado para manter os pés frescos e livres de mau cheiro. Depois de serem recolhidos em padarias, bares e outros estabelecimentos, os restos de grãos torrados são limpos e misturados ao tecido, tornando as meias três vezes mais eficazes na absorção de suor e odores do que as versões convencionais.

O produto que inibe o mau cheiro dos pés é elaborado com algodão, poliéster reciclado e restos de café queimado, resíduo que filtra e absorve o odor e o suor e deixa os pés mais confortáveis. De acordo com os criadores das meias Atlas, o resíduo é uma arma contra o chulé, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com