Logistica Reversa Na Industria Moveleira
Artigo: Logistica Reversa Na Industria Moveleira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 020892 • 10/12/2014 • 564 Palavras (3 Páginas) • 454 Visualizações
Recentemente, devido à crescente competição presente tanto nos mercados internos quanto nos externos, fruto da globalização, as organizações têm demonstrado uma maior preocupação em relação à manutenção das vantagens competitivas que determinam suas estratégias, a criação de oportunidades que lhes permitam atingir mercados cada vez maiores e à adição de valor aos negócios existentes.
A logística reversa atua em duas grandes áreas, diferenciadas pelo estágio ou fase do ciclo de vida útil do produto retornado (LEITE, 2003). Essa distinção é necessária, embora existam inúmeras interdependências, pois o produto logístico e os canais de distribuição reversos pelos quais fluem, bem como os objetivos estratégicos e técnicas operacionais utilizadas em cada área de atuação são, em geral, distintos.
Nesta pesquisa destacam-se os conceitos de logística reversa de pós-consumo (Figura 3), denominada como a área de atuação da logística reversa que igualmente equaciona e operacionaliza o fluxo físico e as informações. Correspondem aos bens de pós-consumo descartados pela sociedade, que retornam ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo pelos canais de distribuição reversos específicos.
Figura 3 - Fluxograma Logística Reversa do Pós-consumo.
Os bens de pós-consumo são os produtos em fim de vida útil ou usados, com possibilidade de utilização, e os resíduos das indústrias. O seu objetivo é o de agregar valor a um produto logístico constituído por bens inservíveis ao proprietário original, ou que ainda possuam condições de utilização, por produtos descartados por terem atingido o fim de vida útil e por resíduos industriais (OLIVEIRA e SILVA, 2005).
Para a fabricação de toda uma variedade de produtos de madeira geram-se muitos resíduos, sendo estimado que no final do corte dos troncos e diferentes processos industriais perde-se praticamente metade da madeira original. Pode-se observar os resíduos gerados em cada atividade realizada com a matéria-prima madeira, conforme o Quadro 1:
Desta maneira, a logística reversa de pós-consumo é considerada responsável por planejar, operar e controlar o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, que são classificados em função de seu estado de vida e origem: em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais.
Quando o bem se apresenta em condições de uso, há interesse de reutilização, sendo que sua vida útil será estendida adentrando no canal reverso de reuso em mercado de segunda mão até chegar ao fim da vida útil do produto.
Uma vez gerados os resíduos, como apresenta no Quadro 2, é necessária a sua destinação, que pode ser feita através da venda ao mercado secundário ou utilizados como matéria prima para outras indústrias, ou ainda para subprodutos. Destacam-se a seguir algumas destinações.
Os produtos no fim da vida útil podem ser divididos em duas classes: de bens duráveis ou descartáveis. Os bens duráveis entrarão no canal reverso de desmontagem e reciclagem industrial, sendo desmontados e assim, seus componentes poderão ser aproveitados, retornando ao mercado. Nos bens descartáveis, os produtos poderão retornar
...