Logistica internacional
Por: alien888 • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 393 Visualizações
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Nome | Raquel Roberto |
RA | 1299103862 |
Capítulo 1 e 2
Após a segunda guerra mundial houve um crescimento global no comércio internacional, onde, países que tinham uma economia baixa são, agora potências econômicas que desfrutam de um padrão de vida moderno e as empresas fazem negócio no âmbito internacional.
Os profissionais de logística internacional foram os principais facilitadores desse crescimento. Eles são responsáveis por: Providenciar o transporte das mercadorias por longas distâncias; conhecer as vantagens e desvantagens das diferentes modalidades de transportes; garantir que as mercadorias sejam embaladas adequadamente; minimizar riscos relacionados a pagamentos; determinar qual método é mais adequado para a operação de pagamento entre exportador e importador, etc...
- Marcos do Comércio Internacional
O desenvolvimento do comércio internacional teve, ao longo dos anos, vários marcos críticos, tais, como:
A conferência de Bretton-Woods, A OMC (Organização mundial do comércio), O tradado de Roma e a Criação do Euro.
- Fatores determinantes no comércio do Comércio Internacional
Há muitas explicações para o enorme crescimento do comércio internacional na segunda metade do século XX. Algumas empresas tiveram razões para expandir suas vendas a países estrangeiros, outras tiveram motivos para comprar matérias-primas e suprimentos de outros países. Esses fatores determinantes do comercio internacional podem ser divididos em quatro categorias principais: custo, concorrência, mercado e tecnologia.
[pic 2]
- O ambiente de negócios internacionais
Em sentido mais prático, os profissionais de logística internacional devem conhecer as particularidades do ambiente de negócios internacionais. Embora seja impossível substituir a experiência de lidar com pessoas de diferentes países, geralmente é útil conhecer as questões relevantes. Os próximos parágrafos não substituem as aulas de marketing internacional, finanças e economia internacional, mas as aulas também não substituem a experiência em viagens internacionais, o contato frequente com pessoas de diferentes países e o estudo intensivo de um idioma estrangeiro.
Se há um aspecto dos negócios internacionais sobre o qual é difícil fazer generalizações, esse aspecto é a cultura. Não só existem diferenças entre os países, mas também há, geralmente, diferenças entre regiões do mesmo país (no caso dos Estados Unidos, por exemplo, podemos citar Nova York e Havaí), entre setores do mesmo país (o setor de biotecnologia e automobilístico) e entre empresas do mesmo setor (IBM e Apple Computers). Portanto, é correto afirmar que o traje habitual do homem de negócios dos EUA é terno risca-de-giz com camisa branca e gravata tradicional, mas apenas se considerado determinado setor, em certa região geográfica, em uma empresa especifica. Qualquer generalização desse tipo em relação a outros países será incorreta.
- Gestão da cadeia internacional de suprimentos
É importante que o profissional de logística internacional compreenda as responsabilidades da área e as interações entre ela e as demais funções operacionais da empresa, como marketing, finanças e produção.
- Foco na satisfação do cliente
É correto afirmar que a satisfação do cliente passou a ser a principal preocupação dos profissionais de logística: a remessa não só tem de ser exata (peças certas, na quantidade certa), completa (sem peças faltantes) e ter a embalagem adequada para que as mercadorias sejam entregues sem nenhum dano e prontas para serem vendidas, mas também deve obedecer um prazo muito especifico.
- Definição de logística internacional e Cadeia de suprimentos internacional
Logística internacional é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e a armazenagem de mercadorias, serviços e informações a elas relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, localizado em outro país.
A gestão de cadeia de suprimentos inclui planejamento e gestão de todas atividades relativas a compra e aprovisionamento, conversão e gerenciamento logístico. Igualmente importante, também inclui a coordenação e colaboração com parceiros de distribuição que podem ser fornecedores, intermediários, prestadores de serviços terceirizados e clientes que estejam nos Estados Unidos ou em outros países. Em essência, a gestão da cadeia de suprimentos integra o gerenciamento da oferta e demanda nas empresas e entre elas.
- Importância econômica da Logística internacional
Embora não existam dados abrangentes que ilustrem o volume total das atividades logísticas internacionais, é possível estimar, seguramente, que o custo dessa atividade é de aproximadamente 15% do volume total do comercio internacional. As atividades de logística internacional geram aproximadamente US$ 500 bilhões de receita adicional para o governo.
Questões
- Quais as responsabilidades do profissional de logística internacional?
Providenciar o transporte das mercadorias por longas distâncias; conhecer as vantagens e desvantagens das diferentes modalidades de transportes; garantir que as mercadorias sejam embaladas adequadamente; minimizar riscos relacionados a pagamentos; determinar qual método é mais adequado para a operação de pagamento entre exportador e importador e etc..
...