Logística Para Importação E Exportação
Trabalho Universitário: Logística Para Importação E Exportação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasmancini02 • 9/11/2014 • 844 Palavras (4 Páginas) • 304 Visualizações
Logística de Importação e Exportação
A exportação/importação surgiu devido à necessidade diária do consumo e da troca de produção excedente. Com a globalização as fronteiras do planeta estão mais próximas, o aumento do volume de transações comerciais entre os países, a economia mais integrada e interdependente transformou o mercado mundial em um grande mercado único onde as empresas podem comprar e vender mercadorias de todos os continentes.
A vantagem direta é estimular o crescimento da economia gerando novos empregos e obtendo como consequência o aumento da renda da população e do país.
A logística que da suporte a importação e exportação é dividida em atividades primárias e secundárias, as primárias se enquadram transportes, manutenção de estoque e processamento de pedidos e na secundária armazenagem, manuseio, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informação.
As empresas que dominarem essas atividades terão destaque no mercado mundial, pois conseguiram ter preço competitivo e qualidade nos serviços prestados.
A empresa Vecchio Empório faz operações de importação, fazendo compras de embalagens fabricados por fornecedor localizado na China. A importação se dá pelo motivo da diferença de valor do produto, onde é o custo do produto mais o frete e impostos têm o valor mais acessível do que realizar a compra no mercado nacional.
A empresa conta com três fornecedores onde existe a concorrência apenas de valores e prazo de entrega, uma vez que o produto é padronizado.
Licenciamento de Importação.
A legislação prevê hipótese de penalidade no caso de registro de declaração de importação com ausência de licenciamento quando a operação estiver sujeita a licenciamento. Também está sujeito a penalidade se o licenciamento for obtido após o embarque da mercadoria, enquanto ele deveria ter sido providenciado anteriormente no embarque no exterior, ou se o embarque ocorrer após o vencido prazo de validade do licenciamento. Em todos esses casos as penalidades serão aplicadas por Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil.
Após a abertura do registro é feita a distribuição da documentação aos demais setores do departamento, para o setor de presença de carga e inspeção de madeira, quando o porto de origem tiver inspeção.
Documentos para exportação
Para que o setor documental possa realmente exercer suas funções e funcionar como uma prestação de serviço de dentro do processo de exportação, foi determinados pela empresa algumas regras e foi definidos alguns papéis de responsabilidades, onde:
• Todo processo deve ter instruções claras do que deverá ser feitou, ou seja, se o setor documental deve emitir documentos completos como fatura comercial, packing-list e certificado de origem e demais ou somente certificado de origem;
• Deverá ser informado se após a emissão do documento o mesmo deverá ser encaminhado para o cliente por malote, por courrier diretamente ao importador ou devolvido ao atendimento para que alguma ação seja tomada por ele. Caso o mesmo deva ser enviado por courrier pelo analista documental, deverão constar instruções sobre o courrier, endereço completo, e informações adicionais;
• O prazo para envio dos documentos também deve estar claramente definido, pois a empresa tem prazo à emissão dos documentos;
Seguindo as instruções e procedimentos, a empresa compreende que estará exercendo suas
...