Logística Reversa
Por: Diego Manoel • 29/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 4.258 Palavras (18 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1]
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
MANOEL DIAS BRANDÃO
EMPRESA: LUÍS SIMÕES
CEILÂNDIA-DF
2018
MANOEL DIAS BRANDÃO
EMPRESA: LUÍS SIMÕES
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Técnico em Logística da Escola Técnica de Ceilândia como requisito à obtenção do título de grau de Técnico em Logística. Orientadora: Profa. Anadélia de Castro.
CEILÂNDIA-DF
2018
INTRODUÇÃO
O objetivo de todo e qualquer sucesso profissional está atrelado às condições, ferramentas e desenvolvimento dentro do ambiente de trabalho. A proposta feita pela pesquisa é de informar que existe m utilizações relacionadas à logística.
A sistematização está relacionada à inovação e o que a empresa propõe para o seu diferencial. A empresa, Luís Simões, mostra como se atrela a área da logística em seus mais de 60 anos no mercado, utilizando na prática ferramentas sistematizadas em seus caminhões, uma conduta de qualidade para associados e colaboradores exemplares e seus serviços de ponta.
A Luís Simões ao longo dos seus mais de 60 anos diversifica os serviços de transporte de produtos. A empresa garantiu soluções eficientes e competitivas de Transporte, Logística e serviços auxiliares, promovendo a satisfação de clientes e sociedade em geral, sob o ponto de vista, econômico, social e ambiental.
Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso. A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionado com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo. Diversos fatores, como a cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente a percepção da qualidade.
O objetivo desse trabalho é incentivar o pensamento individual e a pratica de cada indivíduo, para que possam ser feitas a realização de ferramentas e métodos para a segurança, qualidade, sustentabilidade para manter-se e atingir o sucesso no mercado.
DESENVOLVIMENTO
HISTÓRIA
A história da Luís Simões inicia-se nos anos 30, quando Fernando Luís Simões e Delfina Rosa Soares, ainda adolescentes, transportavam, de carroça, hortaliças e fruta produzidas pelas suas famílias para os mercados abastecedores de Lisboa e da Malveira. Em 1945 casam e iniciam, paralelamente, uma atividade hortícola e abrem uma mercearia. Em 1948 Fernando Luís Simões aventura-se a tirar a carta de condução de veículos pesados e o casal compra o seu primeiro caminhão.
Entre 1952 e 1960 Fernando Luís Simões compra mais alguns caminhões, que se vão substituindo, e diversifica os serviços de transporte de produtos hortícolas para transporte de materiais de construção. Entre os principais clientes destaca-se a Novobra, empresa de construção civil que viria a ter uma influência decisiva na dinâmica comercial da Luís Simões.
Nestes anos assiste-se ao boom da política de Obras Públicas do Estado Novo e ao início da indústria de alimentos compostos para animais.
Fernando Luís Simões especializa-se no transporte de cereais a granel e nos transportes de materiais para a construção civil, sempre a par da atividade hortícola e de comércio (mercearia).
Por imposição legal, a "Transportes Luís Simões, Ltda." é constituída em 1968 a fim de dar forma ao negócio que existia.
Em 1973 a gerência da sociedade é cedida pelo casal fundador aos seus filhos Leonel, José Luís e Jorge. É nesta altura que definem o seu conceito de estar no mercado: a uma procura variável e aleatória deve corresponder uma frota de veículos flexível e adaptada ao mercado. O importante não é possuir caminhões, mas servir clientes. Consequentemente, opta pela subcontratação de cerca 50% da frota, estratégia que se mantém até aos dias de hoje.
Nesta década é levada a cabo a primeira experiência na distribuição domiciliária com cobertura total do território português., a sociedade adquire equipamento para transporte de carga indivisível e começa a fazer transportes especiais, e em 1979 dão-se os primeiros passos no sentido da informatização da empresa.
Em 1981 a "Transportes Luís Simões" abre a sua primeira filial, no Porto. Em 1982 ministra aos motoristas a primeira ação de formação, onde é passado um filme sobre Prevenção.
Antecipando as consequências logísticas do mercado europeu inicia-se em Portugal a atividade logística.
Segmentam-se e diversificam-se os negócios para áreas tão distintas como sejam a gestão de frotas, a construção de carroçarias e a gestão imobiliária.
A década de 90 assiste à certificação da qualidade dos principais negócios pela norma ISO 9002:1995, à instalação de sistemas integrados de gestão de armazéns, transportes e distribuição e, coincidindo com o 50º aniversário da Luís Simões, à renovação da imagem institucional e à inauguração do Centro de Operações Logísticas do Carregado, uma unidade de referência na Península Ibérica, à época.
Alarga-se a atividade logística a Espanha.
Institui-se a Rede LS, um modelo de franchising de produção, a fim de profissionalizar o setor e garantir uma subcontratação com o nível de serviço garantido pela frota própria da LS, e ocorre mais um salto tecnológico na gestão de operações com a introdução da Informática Embarcada e o Sistema de Posicionamento por Satélite (GPS) nos veículos, e instala-se a Radiofrequência e a leitura óptica por código de barras nos armazéns.
O Portal LSnet constitui-se como ferramenta tecnológica avançada em ambiente web na gestão do relacionamento da Luís Simões com os seus parceiros de negócio (clientes e fornecedores).
...