MATEMATICA FINANCEIRA
Ensaios: MATEMATICA FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: minogueira • 9/10/2013 • 573 Palavras (3 Páginas) • 432 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO.
Neste trabalho procuramos estudar o desempenho e o grau de compreensão de uma fórmula muito utilizada os Juros Simples e os Juros Composto.
A matemática financeira é a área da matemática com a finalidade de análise de algumas alternativas de investimentos e financiamentos. Ela é uma ferramenta tem a possibilidade de avaliar e comparar o valor do dinheiro em várias percussões de tempo e taxa de juros.
O objetivo da matemática financeira é identificar quanto de juros estamos pagamento em financiamentos como, por exemplo: a compra de uma casa, um carro ou um empréstimo no banco ou até mesmo aquela geladeira comprada na loja de eletrodomésticos. É muito importante para a tomada de decisão no decorrer do dia a dia, se souber ser usada corretamente ela pode te ajudar a fazer um bom ou mau negócio. Nesse estudo encontraremos o valor aproximado que fica para manter um filho de Ana e Marcelo desde o nascimento até o término da faculdade.
2 – RELATÓRIO 1.
2.1- O que é juros?
Juros é o aluguel pelo uso do dinheiro, ele é representado pela letra J, é o valor pago pelo empréstimo do dinheiro e podendo variar conforme o tempo do pagamento e da quantidade emprestada. Os juros podem ser classificados como Juros Simples e Juros Compostos.No cálculo dos juros, foi estabelecido um padrão entre taxa e o período.A taxa de juros é divida em Juros Exato que representa os meses exatos, exemplo: 28, 29, 30 31, 365 ou 366 dias, e Juros Comercial que são fixos, como um mês é igual a 30 dias e o ano é igual a 360 dias.
2.2 - Juros Simples
É o juros calculado em intervalo de período em função do capital inicial, ou seja, o valor inicial aplicado ou emprestado. Atualmente este sistema de juros simples é pouco usado e se aplica mais o cálculo de regime composto.O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal.
A fórmula matemática utilizada para cálculo dos juros simples é a seguinte:
J= C + i+ n
Onde,
J= Juros M= Montante
C= Capital n = Período, tempo.
i = Taxa de juros
A letra n representa o tempo da aplicação de cada período que pode ser considerados, como: ano, dia, mês, bimestre, trimestre, semestre, etc.
O C representa o capital investido ou o valor inicial aplicado. Montante é representado pela letra M que é o valor total pago ou recuperado. A letra i representa à taxa, a porcentagem, a alíquota dos juros.
Exemplo 1
Qual o valor do montante quando o capital aplicado for de R$ 80.000,00 no regime de juros simples de 18% ao ano, durante 8 meses?
M = ?
C=
...