TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA FINANCEIRA

Ensaios: MATEMATICA FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho é sobre Custeio padrão e Custeio ABC da matéria de Analise de custo que será um breve relato sobre o que é custeio padrão e ABC suas vantagens e desvantagens.

O objetivo deste trabalho é sistematizar e ensinar sobre os Custeios Padrão e ABC principalmente para as pessoas que trabalham na administração de uma empresa e até mesmo para quem estudam engenharia, administração, economia e técnicos de diversos níveis.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e o site Google Acadêmico de forma descritiva.

Custeio Padrão

Segundo Martins (2001) a contabilidade de custos se originou da contabilidade financeira, sua finalidade é avaliar o estoque nas indústrias.

O custeio padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo indicando um custo ideal que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração medir a eficiência da produção e seus custos.

Segundo Trevisan & Associados (1992), o objetivo principal da utilização do sistema de custeio padrão é o controle dos custos com base nas metas fixadas para condições normais de trabalho sendo possível apurar os desvios do realizado para o previsto, assim identificando as causas dos desvios.

O custeio padrão é o custo planejado de um produto, segundo condições de operações correntes e previstas. Baseia nas condições normais de eficiência e volume, principalmente a despesas que não diretas de produção.

O objetivo principal do custeio padrão é estabelecer uma medida planejada que será usada para compara-los com os custos reais ou históricos com a finalidade de achar desvios que serão analisados e corrigidos mantendo assim o controle operacional dentro das normas previstas na empresa ou organização.

As vantagens do custeio padrão são basicamente controlar e reduzir custos, simplificar os processos de custos, medir a eficiência do sistema produtivo, avaliar inventários e fixar preços de venda. O processo de implementação é de responsabilidade dos donos da empresa mas para funcionar todos os funcionários tem que usar e fazer acontecer.

As desvantagens são que cada funcionário já saberá que os valores são inatingíveis, que todo esforço realizado não valerá a satisfação do objetivo alcançado, podendo haver um descontentamento coletivo sendo totalmente desfavorável para a empresa. Além dos administrativos acostumarem com os números dos relatórios e não se preocuparem com as informações contidas nele.

Tipos de custos padrões

Custo padrão Ideal:

O custo padrão ideal de produção de um determinado serviço seria o valor conseguido com o uso dos melhores matérias possíveis, com a mais eficiente mão de obra, com 100% da capacidade da empresa apenas com paradas previstas e programadas.

É uma meta em longo prazo, extremamente restrita, pois só serviria para comparações uma vez ao ano.

Custo padrão Corrente:

Diz respeito ao valor que a empresa fixa com custo de produção de um período para outro, levando em conta as existentes diferenças e deficiências existentes em qualidade de matérias, Mao de obra, equipamentos, funcionários e outros.

É destinada para todos os setores da empresa como meta difícil de ser alcançada mas não impossível. É uma meta de curto e médio prazo prevê um montante que a empresa deverá empenhar e alcançar no próximo período.

Custo padrão Estimado ou Orçado:

É o custo que é identificado e passa a ser uma meta a ser alcançada no futuro, consiste no custo em que a empresa considera a média do passado e introduz algumas modificações (volume de atividades, mudança de equipamento) para o presente.

Custo Real:

O custo real representa o custo que aconteceu, o custo real tem pouco significado para instrumento de planejamento.

Tem validade no sentido de após a análise de suas variações, em cima de um custo padrão, identificam as causas das variações e através dessas causas se permite corrigir os rumos atuais.

A finalidade do custo padrão é o planejamento e controle dos custos tendo como objetivo fixar uma base de comparação do custo fixado para o custo realizado.

O custo padrão pode ser utilizado em diversas metas ou objetivo determinando o custo correto que deve ser, definindo as responsabilidades e a obtenção do comprometimento dos responsáveis por cada atividade padronizada, e assim avaliar o desempenho e a eficácia operacional.

Exemplo de padrão de qualidade:

Quilo de material X por unidade de produto---------$2,50

Estimativa de perda no processo------------------------$0,11

Estimativa de refugos---------------------------------------$0,03

Quantidade padrão por unidade de produto---------$2,64

Exemplo de padrão de preço:

Preço de compra--------------------------------------------$30,00

Custo financeiro de pagamento a prazo--------------($4,00)

Preço de compra a vista-----------------------------------$26,00

Frete de recebimento---------------------------------------$2,00

Preço padrão do material X-------------------------------$28,00

Após fixar o custo padrão podem ocorrer alguns desvios em quatro aspectos, são as chamadas variações de custo padrão.

Variação de preço:

É a variação do preço estabelecido do preço realizado.

Variação de qualidade:

É a qualidade do insumo estabelecida para a produção sobe analise e aquela efetivamente incorrida.

Variação mista:

É a variação de preço na variação da qualidade.

Variação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com