MATEMATICA FINANCEIRA
Casos: MATEMATICA FINANCEIRA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mureci • 27/11/2013 • 622 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
1.INTRODUÇÃO
Falar de Matemática Financeira é conhecer os pequenos detalhes que fazem uma empresa lucrar, observando diferencial que as outras não viram e com isso ganhar mercado ou sobreviver em momentos de crise. É uma ferramenta útil na analise de algumas alternativas de investimento ou financiamentos de bens de consumo.
Tem por objetivo estudar as diversas formas de evolução do valor do dinheiro no tempo, bem como as formas de analise e comparação de alternativas para aplicação/obtenção de recursos financeiros.
De fato é a matemática que nos orienta em diversas atividades que desempenhamos diariamente, sem ela não seria possível entender e organizar, por exemplo, os nossos contracheques, descobrir o aumento de impostos, a defasagem de salários, verificar aumento de produtos, definir ganhos de vendas, etc.
Conhecer a matemática no seu âmbito comercial e financeiro nos da o entendimento para compreender o mundo dos negócios e com isso realizar atividades lucrativas.
2. ETAPA 3 – CONCEITOS TAXA E JUROS COMPOSTOS
2.1. Valor P, principal ou valor de origem e Valor futuro Fn a partir do valor presente P
Nessas Operações Financeiras partem de um valor que deverá ser corrigido por taxa de juros do tempo. Esse valor é denominado valor Presente.
2.2. Valor Pn, montante ou valor de resgate ao valor final Valor presente P a partir do valor futuro F.
Quando o valor Presente P é corrigido por uma taxa de juros em função de tempo, ele produzirá um valor futuro, feito pelo o valor presente P, mais os juros ocorridos nesse determinado período.
2.5. Tempo n de uma operação que envolva valor presente P e valor futuro F.
É importante saber que quanto mais o valor Presente deve ficar aplicado, mas os valores resgatarem é alto.
2.6. Taxa de juros i
Taxa de juro (i): é a porcentagem aplicada ao capital inicial que resulta no montante de juros
(J). A taxa de juro é o custo do capital, isto é, a taxa “pago-recebida” para que um capital seja aplicado e resgatado no futuro e não gasto no presente.
Observação: A taxa de juro é sempre expressa em porcentagem; para tal, basta multiplicar o resultado por 100%.
2.7. Série de progressão aritmética (PA)
Progressão aritmética é uma de seqüência numérica que a partir do segundo elemento cada termo é a soma do seu antecessor por uma constante.
(5,7,9,11,13,15,17) essa seqüência é uma Progressão aritmética, pois os seus elementos são formados pela soma do seu antecessor com a constante 2.
a1 = 5
a2 = 5 + 2 = 7
a3 = 7 + 2 = 9
a4 = 9 + 2 = 11
a5 = 11 + 2 = 13
a6 = 13 + 2 = 15
a7
...