MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Pesquisas Acadêmicas: MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: britononato • 6/11/2014 • 973 Palavras (4 Páginas) • 419 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO ...............................................................................................4
2.1 – O que é Gestão Pública e como surgiu...............................................................4
2.2 – A quem serve a Gestão Pública e sua função na contemporaneidade......................................................................................................5
2.3 – Impactos da Gestão Pública e aspectos relevantes no desenvolvimento econômico e social de uma população.....................................................................,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,...6
3 CONCLUSÃO ..................................................................................................................7
4 REFERENCIAS..................................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse estudo é compreender conceito, função e organização na Gestão Pública, entre outros. Veremos vários aspectos relevantes de como a Gestão pública bem aplicada pode e deve acrescentar no desenvolvimento da vida econômica e social da população. Por meio da Teoria Geral da Administração que é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
Convido você a analisar como cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocaram a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 – O que é Gestão Pública e como surgiu
A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração. A profissão de Administrador é, historicamente, recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador. A Semana do Administrador instituída pelo Adm. Gaston Schwabacher, é comemorada dos dias 2 a 9 de setembro, onde são homenageados feitos administrativos éticos.
2.2 – A quem serve a Gestão Pública e sua função na contemporaneidade
Há autores que consideram a Administração ou Gestão Pública uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc, sendo útil para todo profissional, empresas e população em geral. Um dos princípios filosóficos da Administração diz: "A Verdadeira Administração não visa lucro, visa bem estar social; o lucro é mera consequência "
Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.
Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).
Ressalta-se, então, que, destas funções, as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que, atualmente, são chamadas apenas de "dirigir" (Liderança). Um sistema informatizado poderá auxiliar bastante, melhorando o trabalho na gestão pública com a função de dar suporte e agilidade a administração.
Atualmente, as principais funções administrativas são:
• Fixar objetivos (planejar);
• Analisar: conhecer os problemas;
...