MERCADO INTERNACIONAL PARA CAFÉ
Relatório de pesquisa: MERCADO INTERNACIONAL PARA CAFÉ. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosiana251 • 28/8/2014 • Relatório de pesquisa • 352 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
O MERCADO INTERNACIONAL DO CAFÉ
Oportunidades de exportação
Segundo o Conselho de Exportadores de Café, o faturamento pelas exportações subiu 1,09% em janeiro em relação ao ano passado. No entanto, já em fevereiro, observou-se uma queda significativa de 9,66% no valor das exportações. Apesar da queda de valor, o volume do comércio subiu em 24,4% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um preço médio por saca de US$ 140,75. O Brasil é considerado o maior exportador de café do mundo, tendo como seu primeiro cliente os EUA, seguido pela Alemanha, segundo a ABIC.
O preço do café está sempre em mudanças devido a fatores não sistêmicos, como o clima, que pode causar alterações na produção, acarretado pela carência de oferta, provocando um aumento dos preços no mercado mundial, fatores relacionados ao próprio mercado e às mudanças do cenário econômico mundial. Há também situações de especulação, o que pode trazer queda ou aumento desses preços no cenário.
Para se operar com certa segurança e equilíbrio financeiro dessas variações, diante de um cenário tão volátil, faz necessário o uso de mercados futuros, que seria “um acordo para comprar ou vender um ativo em determinada data no futuro a preço previamente estabelecido” (HULL, 2010, p. 35).
ESTRUTURAS E CARACTERISTICAS DE MERCADO
O mercado de café no Brasil vem aumentando, após vários anos os brasileiros tendo se acostumado a exportar seus melhores grãos. Estão começando agora a desfrutar dos diferenciais existentes e ficando mais exigentes quanto à qualidade da bebida consumida. Pesquisas revelam que 84% dos brasileiros bebem café e que cerca de 60% dos adultos tomam a bebida diariamente. Com a grande população brasileira, este é o segundo maior mercado consumidor no mundo, com um consumo estimado em 1230.000 toneladas de café em 2012, perdendo apenas para os EUA, com um consumo estimado de 1454.000 toneladas. Com uma mudança ou aumento de hábitos, o Brasil vem crescendo, anualmente, o seu mercado de café, se comportando de maneira tão importante no cenário mundial, que dentro de alguns anos, deve ultrapassar os EUA.
...