METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Artigos Científicos: METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marina.cruz • 14/3/2015 • 3.163 Palavras (13 Páginas) • 259 Visualizações
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H
UNIDADE 1
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. A educação infantil foi criada historicamente por quê? Na atualidade, você considera que a educação infantil deve ter a mesma finalidade de sua criação?
Foi criada para atender crianças pobres e mães trabalhadoras, desde que surgiu foi apresentada como “educação” ou como a primeira fase dela. Nesta escola de principiantes, a criança deveria perder os maus hábitos, adquirir hábitos de obediência, sinceridade, bondade, ordem e etc., também deveria conhecer letras minúsculas, soletrar e pronunciar bem as palavras e sílabas difíceis.
Hoje a ênfase da Educação Infantil é estimular as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar. A educação é um direito de todos e dever do estado.
2. Escreva os principais fatos da trajetória da educação infantil no Brasil – de sua criação até a LDB 9394/96.
No Brasil surgiu com a Revolução Industrial, com as mudanças sociais e econômicas. As instituições tinham caráter filantrópico, na década de 1920 passou pela democratização do ensino e a educação um direito de todas as crianças. O Estado foi em busca de incentivo (verba) para ajudar na proteção da infância. É nesta época que começa a preocupação com atividades físicas e hábitos de higiene, contribuindo no combate a mortalidade infantil e na organização de creches, jardins de infância e pré-escolas de maneira emergencial e desordenada, razão pela qual foram enfraquecendo, prevalecendo apenas as creches de caráter médico-assistencialista. A preocupação era apenas com a mortalidade infantil. Na década de 70 foi promulgada a lei 5.602 que refere se a educação infantil sugerindo ser conveniente em escolas maternais e jardins de infância e que empresas privadas ofereçam atendimento educacional com apoio do poder público.
Verifica-se que, a Educação Infantil surgiu para prestar assistência a saúde e preservação da vida. A partir da LDB lei 9394/96 a Educação Infantil (creche de 0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 5 anos) tem que aproveitar o desenvolvimento integral da criança e não existe reprovação. “A Educação é Dever da Família e do Estado”.
3. Quem foi Froebel? Qual sua contribuição para a educação infantil?
Froebel foi o criador dos jardins de infância, ele defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado dependia dos interesses de cada um e se faz por meio da prática. “Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo.” Froebel considerava que a educação infantil era indispensável para a formação da criança e que o objetivo dos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas. As brincadeiras criativas e os materiais deveriam ser pré-determinados, para que pudessem tirar o maior proveito educativo e preferencialmente ao ar livre, para que a criança pudesse interagir com o ambiente. Também para Froebel era necessário acostumar as crianças com trabalhos manuais, as atividades dos sentidos e do corpo despertaria para o trabalho.
4. O que a lei Federal 11.114/2005, modifica na redação da LDB 9394/96?
Torna obrigatória a matrícula de crianças a partir dos 6 (seis) anos de idade no ensino fundamental e manifesta a intenção do ensino fundamental de 9 (nove) anos, contemplando todas as crianças (inclusão social).
5. No sistema da educação brasileira, definido pela LDB, Lei 9394/96, em que nível e etapa se situa a educação infantil?
Um espaço socioeducativo de cuidado e educação, mas atendendo as necessidades das mães que trabalham e crianças que precisam de acolhimento. Partindo desse princípio, as políticas públicas direcionadas ao atendimento educacional são irrelevantes. Na verdade há um descaso com esse grupo etário, porque o ensino fundamental é prioridade e dever do poder público. Enfim, a Universalização do ensino fundamental deixou a educação infantil em segundo plano no que se refere a financiamento.
UNIDADE 2
O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. O que o Referencial Curricular Nacional da Educação (RCNEI) Infantil propõe? Como ele está organizado?
É um documento do Ministério da Educação e do desporto, publicado em 1998 no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, está organizado da seguinte forma: Um Documento Introdução, que apresenta reflexão sobre creches e pré- escolas no Brasil, situando e fundamentando concepções de criança e educação, de instituição e profissional, definindo os objetivos gerais da educação infantil, orientando a organização dos documentos, de eixos de trabalho, formação pessoal e social e conhecimento do mundo.
: Um volume relativo ao âmbito da experiência, formação social e pessoal, que contém um eixo de trabalho que favorece prioritariamente os processos de construção da identidade e autonomia das crianças.
: Um volume relativo ao âmbito de experiência, conhecimento de mundo e contém 6 (seis) documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Movimento/Música/Artes Visuais/Linguagem Oral e Escrita/Natureza e Sociedade/Matemática.
2. Quais são os objetos de conhecimento propostos pelo RCNEI para alunos da educação infantil?
Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
3. Como deve ser o trabalho com o movimento nos centros de educação infantil?
É através do movimento que as crianças demonstram sentimentos, emoções e pensamentos. Pode ser trabalhado nas brincadeiras como, correr, pular, jogar, imitar, dançar e etc., favorecendo a criança em se soltar e se sentir inserida.
...