Organização E Metodologia Da Educação Infantil
Casos: Organização E Metodologia Da Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agdamoraes • 31/3/2014 • 3.600 Palavras (15 Páginas) • 593 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
APARECIDA SANTOS BARRETO RA: 4997012814
AGDA ÂNGELA DE MORAES RA: 3830701497
MARIA ENILDA DIAS DOMICIANO RA: 4336824771
ROSANGELA MELLO DA SILVA RA: 4929816928
SABRINA AP. DA SILVA NUNES RA: 4929802165
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.
TAUBATÉ
Junho /2013
A Psicologia para a Educação
A Psicologia faz parte de todo nosso comportamento, como, andar, falar, aprender, brincar, gostar, amar e etc....
A psicologia ajuda a entender o comportamento, investiga o que leva a criança a se comportar de uma ou de outra forma. A Psicologia contribui com a Pedagogia para o desenvolvimento do aluno, para a elaboração do planejamento curricular da escola, ele ajuda a desenvolver várias atividades junto ao corpo docente como orientações vocacionais e profissionais, desenvolver ações preventivas no que se refere ao uso de drogas, desenvolvendo ações esclarecedoras sobre a sexualidade e agressividade, realiza trabalhos em grupos para melhorar as relações interpessoais permitindo a compreensão e conhecimento do desenvolvimento e melhor entendimento sobre a aprendizagem sendo assim tornando mais eficiente e fácil de ser compreendida. Na Psicologia é fornecido às crianças, atividades dinâmicas para que desenvolvam o conhecimento e a compreensão nas diferentes fases de sua vida. Através da Psicologia, os professores entendem as fases de desenvolvimento da criança, aprendem como lidar com os alunos, com suas diferenças e interagir com seus alunos. A Psicologia e a Pedagogia juntas conseguem descobrir problemas que as crianças possam demostrar durante seu aprendizado como a dislexia e hiperatividades que hoje em dia são comuns encontrarmos em sala de aula.
Os psicólogos centram seu trabalho no desenvolvimento da capacidade e necessidade da criança com dificuldade de aprendizagem. A psicologia ela contribui para a educação ajudando no desenvolvimento e na elaboração do planejamento curricular da escola em várias modalidades de ensino, permitindo uma maior compreensão e conhecimento das fases do desenvolvimento da criança. Segundo Piaget o conhecimento é construído através da interação da criança com seu meio, sendo assim o conhecimento da criança depende do contato dela com o objeto para que ela faça suas próprias descobertas. A teoria Piagetiana fala que a criança precisa se desorganizar para reorganizar, sendo assim estabelecendo um novo conhecimento.
Percebemos que a Psicologia na Educação possibilita a criança a aprender, planejar, direcionar e avaliar suas ações. Em todo o seu processo de aprendizagem a criança comete erros e o professor o orienta, faz ver seus erros e ajuda a criança a refletir sobre seus erros e o possibilita a corrigi-los.
O psicólogo na escola tem um papel muito importante, pois ele amplia seus conhecimentos com o objetivo de melhorar o ensino, ele atua em todas as situações onde tais processos se desenvolvem por motivos variados que encontram dificuldades para desenvolverem. A psicologia escolar tem muita importância dentro das escolas, cujo objetivo é aperfeiçoar o processo de aprendizagem e formação, que compreende a relação entre professor e aluno até os funcionários da escola.
Enfim, a Psicologia efetua um trabalho preventivo junto aos alunos, professores, pais e demais integrantes da escola, de forma que problemas que comprometam o bom desempenho e o convívio social de qualquer natureza sejam sanados.
SIGNIFICAÇÕES E EMPREGABILIDADE DAS TEORIAS
TEORIAS Psicologia-
Aspectos conceituais
(Conceito da teoria) Contribuições da teoria para o âmbito educacional (relatar de forma breve) – Aprofundar no texto
TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA AUSUBEL Segundo Ausubel para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. A primeira que o aluno deve ter disposição para aprender, se o aluno quiser memorizar o conteúdo a ser estudado deve ser significativo, têm que ter lógica e psicologicamente significado, o significado lógico depende da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada pessoa têm, cada individuo cada individuo absorve ao conteúdos com significado ou não para si próprio .
Para que ocorra, a aprendizagem significativa é necessário entender um processo de mudanças de conhecimentos, não é somente observado o sentido externo é necessário reconhecer a importância dos processos mentais. Segundo Ausubel existem fatores consideráveis em relação a aprendizagem memorística , o conhecimento adquirido de maneira significativa lembrando por mais tempo , aprender os conteúdos de maneira mais fácil , e por ultimo uma vez esquecido , ajuda a aprendizagem a reaprender. A explicação está nos processos específicos por meio onde é produzida a aprendizagem significativa, essa têm notáveis vantagens , como no ponto de vista da lembranças posterior e da possibilidade para experimentar a novas aprendizagens.
A teoria da aprendizagem de Ausubel contribui na educação e destaca-se para que os conhecimentos do aluno sejam valorizados, podendo assim construir estruturas mentais utilizando, mapas conceituais que ajudam a descobrir conhecer outros conhecimentos, que colaboram muito para uma aprendizagem eficiente e prazerosa para os alunos.
TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM PIAGET A concepção genética iniciou-se com o biólogo Piaget, ele não acreditava que o conhecimento seja inerente ao próprio sujeito, para ele o conhecimento é gerado através do sujeito com o meio.
Segundo Piaget a aprendizagem se dá em função do nível cognitivo do sujeito, de maneira processual, ou seja de estágios e períodos
...