ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho Universitário: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: festraides • 29/10/2013 • 2.337 Palavras (10 Páginas) • 675 Visualizações
SUMÁRIO
APRESENTACÃO............................................................................................................3
A INTERACÃO DA PSICOLOGIA COM A EDUCACÃO.........................................4
TEORIAS DA APRENDIZAGEM...................................................................................5
ENTENDENDO AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM................................................6
O DESENVOLVIMENTO HUMANO............................................................................7
A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR..................................................................................8
JOGOS INTERATIVOS.................................................................................................10
CONSIDERACÕES FINAIS..........................................................................................11
REFERÊNCIAS..............................................................................................................12
APRESENTACÃO
Este trabalho tem por objetivo destacar alguns temas importantes da Psicologia da Aprendizagem.
A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas varias modalidades de ensino. Permitindo assim uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida. Destacamos as chamadas teorias de aprendizagem que reúnem elementos teóricos suficientes para que qualquer educador possa melhorar a aprendizagem dos seus alunos. Existe uma confusão na sociedade, onde se confunde ensino com aprendizagem. Embora sejam conceitos que admitem múltiplas formulações, não existe duvida que o mais importante é sabermos se o estudante aprendeu, seja la o que isso realmente signifique. Ainda comentamos sobre o desenvolvimento humano, percebemos a grande importância do ambiente para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas e é ele que vai garantir a sua formação e a sua qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. E não poderia faltar a importância que tem as brincadeiras na vida afetiva, social e cultural das crianças. Brincar tem uma importância absurda nos processos de desenvolvimento humano. As brincadeiras de infância são o reflexo dos desafios da vida adulta. Os benefícios da brincadeira, sobretudo na vida da criança, são gigantescos e, em sua maioria, desconhecidos pela sociedade. É de conhecimento de poucos que a brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida.
A INTERACÃO DA PSICOLOGIA COM A EDUCACÃO
A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas varias modalidades de ensino. Permitindo assim uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.
A psicologia encontra-se como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, apartir das necessidades e desafios que o ensino, como pratico social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, apartir dela, construir e transformar os seus saberes- docentes, num processo continuo de construção de sua identidade como professor. Assim a psicologia também, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados, por tanto o papel do professor é fundamental nesse processo.
A psicologia contribui nas varias modalidades de ensino, começando na Educação Infantil, ajudando no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permitindo o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da crianca nas diferentes fases. Nas demais modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são os eixos básicos da função pedagógica na escola.
A contribuição da psicologia para a educação se dá, de modo especial e mais acentuado, nas modalidades de educação especial, pois, esta é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidade educativas especiais, sendo um de seus objetivos promover o convívio de crianças deficientes com as crianças normais.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Teorias Psicologia-
aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional
Teoria verbal significativa -estrutura cognitiva
-aprendizagem com significados
-interacão entre conhecimentos novos e aqueles relevantes existentes.
-predisposicao para aprender.
-significado, interacão econhecimento. a teoria da aprendizagem significativa modificou o foco do ensino do modelo estímulo→ resposta→ reforço positivo para o modelo aprendizagem significativa→ mudança conceptual→ construtivismo.
Teoria genética da aprendizagem -conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.
-o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos.
Para que ocorra a construção de um novo conhecimento é preciso
...