METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos
Por: oliveiraike • 12/6/2017 • Trabalho acadêmico • 955 Palavras (4 Páginas) • 594 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDAE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS PARANAVAÍ
Campus Universitário “Frei Ulrico Goevert” – Av. Gabriel Esperidião, S/N
Caixa Postal, 306 – CEP 87703-000 – PARANAVAÍ – PARANÁ
www.unespar.edu.br
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos
CESAR HENRIQUE OLIVEIRA
PARANAVAÍ
2017
CESAR HENRIQUE OLIVEIRA
Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Metodologia de Pesquisa do curso de Licenciatura em História.
Professor Roberto Batista
PARANAVAÍ
2017
RESUMO
O autor aborda o fato da dificuldade que o aluno tem de compreender os novos elementos de estudo propostos, pois o estudo passa de literário para científico com alteração do tipo de análise e do vocabulário. Deve-se organizar para desenvolver a aprendizagem e o pensamento realizando leituras mais proveitosas dos textos.
Ao escrever um texto, portanto, o autor (o emissor) codifica sua mensagem (...) e o leitor (o receptor), ao ler um texto, decodifica a mensagem do autor, para então pensa-la, assimilá-la e personaliza-la, compreendendo-a: assim se completa a comunicação.
Para se ter um bom aproveitamento do estudo, faz-se necessário o uso de algumas metodologias. Tais recursos são usados com o objetivo prático de fornecer elementos para uma melhor abordagem, possibilitando uma leitura mais proveitosa.
Para facilitar a compreensão do tema estudado deve-se dividir a unidade de leitura em partes.
1.a. Delimitação da unidade de leitura
Estabelece-se uma parte do texto como uma unidade de leitura a ser analisada individualmente por etapas de maneira contínua, sem intervalos de tempo muito grandes. Esta unidade deve estar dividida do restante do texto de forma a da sentido posteriormente na totalidade do estudo.
Deve portanto, configurar uma subdivisão do todo.
De acordo com esta orientação, a leitura de um texto, quando feita para fins de estudo, deve ser feita por etapas, ou seja, apenas terminada a análise de uma é que se passará à seguinte. Terminado o processo, o leitor se verá em condições de refazer o raciocínio global do livro, reduzindo a uma forma sintética.
1.b. A análise textual
A partir do estudo das unidades, faz-se uma leitura geral para compreensão da mensagem na totalidade, dividindo as unidades em três:introdução, desenvolvimento e conclusão.
Durante o primeiro contato deverá ainda o leitor fazer o levantamento de todos aqueles elementos básicos para a devida compreensão do texto. Isso quer dizer que é preciso assinalar todos os pontos passíveis de dúvida e que exijam esclarecimentos que condicionam a compreensão da mensagem do autor.
Conhecer dados à respeito do autor ajudará a elucidar as ideias expostas no texto. Conhecer o vocabulário usado também é importante para uma melhor compreensão do texto, uma vez desconhecidos deve-se buscar seu significado evitando ambiguidades desses conceitos.
Podemos encerrar esta parte da análise com uma esquematização, com fim a dar suporte ao raciocínio.
A utilidade do esquema está no fato de permitir uma visualização global do texto. A melhor maneira de se proceder é dividir inicialmente a unidade nos três momentos redacionais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Toda unidade completa comporta necessariamente esses três momentos. Depois são feitas as divisões exigidas pela própria redação, no interior de cada uma dessas etapas.
1.c. A análise temática
É a compreensão da mensagem global do texto, analisa o conteúdo do texto, o assunto tratado, o tipo de comunicação, os questionamentos e argumentos do autor.
A análise temática procura ouvir o autor, apreender, sem intervir nele, o conteúdo de sua mensagem. Praticamente, trata-se de fazer ao texto uma série de perguntas cujas respostas fornecem o conteúdo da mensagem.
Deve buscar com esses questionamentos, entender do que o texto fala, qual o tema ou assunto. Pois nem sempre o título do texto é completamente fiel ao conteúdo.
...