MONITORAMENTO DA AUDITORIA
Dissertações: MONITORAMENTO DA AUDITORIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanabortoletti • 25/1/2015 • 861 Palavras (4 Páginas) • 2.174 Visualizações
MONITORAMENTO DE AUDITORIA
Sabemos que a auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. A auditoria interna auxilia a organização a realizar seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
É uma atividade que engloba o exame de operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada entidade, com o intuito de verificar sua conformidade com certos objetivos e políticas institucionais, orçamentos, regras, normas ou padrões.
Com a globalização e as mudanças econômicas e sociais, a auditoria mudou completamente seu foco: sua conotação policial e repressiva foi substituída por uma função de assessoramento aos gestores e à Alta Administração, visando o cumprimento da missão empresarial e, para isso, a auditoria interna precisa estar preparada e com suporte adequado para que possa cumprir sua missão com eficiência e eficácia.
Ao ser utilizada como ferramenta de controle e gestão de riscos empresariais, a auditoria interna contribui para a condução eficaz dos negócios da empresa.
O objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda a alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.
Para que possa desenvolver seus trabalhos com independência, a auditoria interna deve gozar de autonomia e reportar-se diretamente à Alta Administração da empresa.
As principais fases da auditoria interna são:
1.PLANEJAMENTO PRELIMINAR
É o primeiro documento, por assim dizer, do processo de auditoria interna. Este documento permitirá que o auditor organize os trabalhos, considerando a legislação, as normas e instruções vigentes, os resultados dos últimos trabalhos realizados e diligências pendentes de atendimento, quando houver;
2.PLANEJAMENTO
O planejamento de auditoria compreende um conjunto sistemático de decisões, devidamente integradas, que expressam os propósitos a serem atingidos e condiciona os meios de alcançá-los.
No planejamento, devem ser fixados os seguintes objetivos: definir prioridade de trabalho em função da análise de parâmetros adequados e sustentáveis; definir, com critério, os recursos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos planejados e definir técnicas de acompanhamento dos trabalhos, de forma a permitir a plena consecução dos propósitos estabelecidos.
3.EXECUÇÃO: é a fase da auditoria interna onde as informações são identificadas, analisadas, avaliadas e registradas, visando alcançar os objetivos do trabalho de auditoria. As conclusões do trabalho de auditoria são baseadas nas análises e avaliações das informações coletadas. Os documentos gerados a partir dessas conclusões são chamados de papéis de trabalho.
4.RELATÓRIO: é a forma física do trabalho da auditoria interna. O auditor apresenta suas conclusões na forma de um relatório, o qual inclui fatos sobre a organização auditada, comprovações, conclusões e, eventualmente, recomendações e/ou determinações.
5.MONITORAMENTO: é a fase do processo da auditoria interna onde as recomendações e/ou determinações são colocadas em prática e constantemente monitoradas. A fase de monitoramento é tão importante que falaremos mais sobre ela abaixo.
O monitoramento da auditoria interna é essencial para que todo o material coletado no processo de auditoria tenha utilidade. Não basta identificar falhas, recomendar a revisão de processos e sugerir mudanças, é necessário que ações sejam realizadas e seus resultados monitorados continuamente.
O principal objetivo do monitoramento é verificar as providências, aferir seus efeitos e aumentar a probabilidade de resolução dos problemas identificados durante a auditoria, seja pela implementação das recomendações ou pela adoção de outras medidas de iniciativa do gestor. A expectativa de controle criada pela realização sistemática
...