MRU : Posição E Tempo De Encontro
Dissertações: MRU : Posição E Tempo De Encontro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunatopini • 15/9/2014 • 849 Palavras (4 Páginas) • 255 Visualizações
MOVIMENTO UNIFORME: POSIÇÃO E TEMPO DE ENCONTRO
Nova Friburgo
Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Para determinar o instante em que dois móveis se encontram devemos igualar as funções das posições dos móveis. Substituindo o instante encontrado, numa das funções horárias, determinaremos a posição onde o encontro ocorreu.
Para o estudo dessa forma particular de movimento, foi utilizado o Plano inclinado, uma pequena esfera de metal com dimensões desconhecidas e um imã. Foi possível a realização de 3 etapas do experimento. Para a primeira etapa, a esfera foi posicionada na régua do equipamento a 0 mm, na segunda etapa, a bolha foi nivelada com a régua a 400mm, e a terceira etapa foi a junção das etapas anteriores.
Estudo de Movimento Uniforme realizado em um plano inclinado para o experimento de encontro de dois móveis. Este relatório visa comparar os valores medidos e os valores esperados do movimento de uma esfera de metal dentro de um tubo com fluido e a bolha de ar do mesmo. Apesar de a aferição de tempo percorrido ter sido feito com um cronômetro acionado por alunos e o encontro dos móveis foi por aproximação do que estávamos vendo com a medida da régua, os valores encontrados foram satisfatoriamente próximos aos valores medidos.
Para tal, como base, utilizamos a equação da função horária em M.U:
S = S0 + VT
Sendo:
S = posição final
S0 = posição inicial
V = velocidade e
T = tempo.
A mesma equação foi aplicada a bolha de ar e a esfera metálica. A esfera metálica percorria a trajetória do ponto 0 ao ponto 400mm, e a bolha de ar a trajetória contrária.
Materiais utilizados:
• Cronômetro
• Imã
• Plano inclinado
Figura 1 imagem do Plano Inclinado, esfera metálica e imã similares ao utilizado no experimento
OBJETIVOS
1° - Encontrar a equação para o tempo de encontro;
2° - Encontrar o valor esperado para o tempo de encontro utilizando a média das velocidades; 3° - Encontrar o ponto de encontro;
4° - Calcular o tempo calculado (Tc) com o tempo de encontro medido (Tm);
5° - Comparar o ponto de encontro (Sc) com o ponto de encontro medido (Sm).
Procedimento experimental
. Etapa 1; A esfera metálica foi posicionada em 0mm e presa através do imã. Nesta etapa, soltávamos um imã e foi cronometrado o tempo que a esfera levou do ponto inicial de 0mm ao ponto final da régua do equipamento de 400mm.
Etapa 2: Aqui, o mesmo foi feito com a bolha de ar, partindo do ponto inicial de 400mm para o ponto final de 0mm. O equipamento era levantado até que a bolha de ar fosse nivelada, então soltávamos o equipamento e cronometrávamos o tempo que a bolha levou para o percurso.
Etapa 3: A terceira e ultima etapa visava achar o ponto de encontro da esfera com a bolha. A esfera era posicionada em 0mm e a bolha nivelada em 400mm. O cronometro era acionada quando, ao mesmo tempo, o equipamento era posto a mesa e o imã solto, liberando a esfera. Cada etapa foi realiza cinco vezes. Das etapas 1 e 2, obtivemos os seguintes resultados:
Tabela 1:
I Imã Bolha
T(s) T(s)
1 7,19 6,08
2 7,18 6,53
3 7,07 6,79
4 7,34 6,40
5 7,64 6,56
Tabela 2:
Ponto de encontro
Tempo (s): 3,40
Espaço (mm): 175
Discussão de resultados
O primeiro objetivo deste estudo era encontrar a equação para o tempo de encontro.
Em M.U.,
...