MULTICULTURALISMO
Trabalho Universitário: MULTICULTURALISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviaevaristo • 27/3/2015 • 2.717 Palavras (11 Páginas) • 590 Visualizações
Objetivo
Expor os conhecimentos que um pedagogo deve aprender e colocar em prática, numa sala de aula, no ambiente escolar com seus alunos, fazendo com que os mesmos sintam-se acolhidos e com liberdade de expressão. Tornar as festividades escolares prazerosas, sem preconceitos com suas respectivas famílias, sejam elas cada uma com suas diferenças. Seja qual for a escola e o professor, ambos devem estar de braços abertos a todos alunos.
Introdução
O Multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar nas diferenças parece contradição? Perante a Lei está igualdade é relativa aos Direitos e Deveres? As diferenças referidas são de valores, de costumes etc? Trata-se de raças diferentes entre si?
No Brasil, o multiculturalismo não deveria representar dificuldades, afinal, a sociedade brasileira resulta de misturas de raças (negra, branca e índia), cada uma com suas diversidades e diferentes identidades, adaptando-se umas às outras numa “quase reciprocidade cultural”. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco, nem índio, que tão pouco é negro, mas que é simplesmente “brasileiro”. Filhos desse hibridismo, e tem uma característica marcante; o fato de abrigar diversas culturas. Nós brasileiros deveríamos lidar facilmente com as diferenças, mas, não é bem assim que ocorre.
A adaptação de diversas culturas nos contextos sociais não é especialidade do mundo globalizado. A adaptação das culturas é algo próprio de cada momento, uma vez que a sociedade se transforma conforme se constrói a História. Cada sociedade busca para si aquilo que necessita para o momento. Assim, se determinada cultura não lhe serve, então, deverá adaptar-se ou desaparecerá.
As sociedades contemporâneas, nas quais é preciso diferenciação dos indivíduos para que se identifiquem enquanto seres humanos e enquanto membros de determinado contexto social, e sobretudo diante das possibilidades postas pela globalização, o conflito de culturas é inevitável e necessário. A globalização aproxima cada vez mais grupos de culturas diferentes. Assim a diversidade cultural passa a ser alvo de intensos debates.
Sejam quais forem as exigências do mundo globalizado, atualmente afirma-se a certeza do necessário convívio em uma sociedade, cuja realidade é multicultural. Portanto há a necessidade de reconhecer e respeitar as diferenças de cada indivíduo, para que se possa conviver em harmonia. Atualmente a escola, por se configurar como espaço legítimo, onde se dá o processo de socialização, é o ambiente onde mais se discute a diversidade cultural, racial e social. Para que este processo seja realizado é necessário o convívio multicultural que implica respeito pela identidade e diálogo sobre os valores do outro. Os educadores não poderão ignorar no próximo século, as difíceis questões do multiculturalismo, da raça, da identidade, do poder, do conhecimento, da ética e do trabalho, que na verdade as escolas já estão tendo de enfrentar. Essas questões exercem um papel importante na definição da escolarização, no que significa ensinar e na forma como os estudantes devem ser ensinados para viver um mundo que será amplamente mais globalizado, high tech (alta tecnologia) e racialmente mais diversos do que em qualquer época da escola ( GIROUX, apud CANDAU, 2002).
Competência e Habilidade
*Explorar o tema “Multiculturalismo”, nas disciplinas escolares adequando-as em cada fase.
*Permitir que cada aluno compreenda o aprendizado do contexto escolar, independente de suas culturas.
*O pedagogo colocará suas habilidades integrando seus alunos com toda a Diversidade Cultural em seus projetos pedagógicos.
*Resgatar em função das festividades comemorativas a participação das famílias, independente de sua formação, considerando cada uma com seus valores distintos.
Observação dos principais pontos da diversidade e multiculturalismo nas escolas
Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades a ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases Nacional(LDBEN 9.394/96)
Art.2º A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem pó finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da sua cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art.26 Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Art.33 O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.(Redação dada pela Lei nº 9.475 de 22.7.1997)
Art.58 Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.(Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
Art.78 O Sistema de Ensino da União, com a colaboração das agências federais de fomento à cultura e de assistência aos índios, desenvolverá programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas, com os seguintes objetivos:
I-proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências;
II-garantir aos índios, suas comunidades e povos, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-índias.
Parâmetros
Curriculares(PCN) Os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN- são referências para o Ensino Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir
...