Pluralidade Cultural e Multiculturalismo
Tese: Pluralidade Cultural e Multiculturalismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Larissastefanie • 29/8/2013 • Tese • 808 Palavras (4 Páginas) • 657 Visualizações
3
Introdução
Neste trabalho abordaremos o conceito de Pluralidade Cultural e Multiculturalismo, e a distinção entre os mesmos.
4
Etapa 1
Pluralidade Cultural
A Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, às desigualdades socioeconômicas e à crítica da sociedade discriminatória que existe em nosso País. Nossa sociedade deve expor a diversidade étnica e cultural, compreender as relações e desigualdades e não negar esta diversidade, pois a pluralidade cultural é a afirmação da diversidade como forma para se construir a identidade de uma nação.
5
Etapa 2
Multiculturalismo.
O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa sociedade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. No Brasil é a mistura de culturas e miscigenação dos credos ocorridos desde o tempo da colonização.
O Brasil incorpora em seu território culturas de toda a parte do mundo desde o inicio da imigração que começou em 1530.Desta forma, a sociedade brasileira restabeleceu na mistura de etnias:negra,branca e índio, cada um com seus costumes, seus valores e seu modo de vida.
Desta mistura surgiu o individuo que independente de sua etnia é simplesmente brasileiro e que tem como característica marcante as devidas culturais.
6
Etapa 3
Distinção entre Multiculturalismo e Pluralidade Cultural.
O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas e uma determinada sociedade sem que nenhuma delas predomine, adiante temos a pluralidade cultural que consiste no conhecimento e valorização das características étnicas e culturais dos grupos sociais.
7
7
Etapa 4
Situação Atual
Conforme a publicação por Leiliane Roberta Lopes em abril de 2013 , senador Magno Malta defende a pluralidade da democracia.
Para o senador é importante ter parlamentares com visões diferentes, mais é preciso haver respeito.
O senador Magno Malta(PR-ES)comentou sobre os protestos contra o deputado federal Marco Feliciano eleito a presidente da Comissão de direitos humanos e minorias na câmara, defendendo a pluralidade da democracia o senador Capixaba descreveu como é feito a divisão das comissões entre os partidos, alegando ser legitima a eleição de deputado evangélico.Magno Malta chegou a comentar que não concorda com a visão de Feliciano sobre os ancestrais dos africanos, mas que não há motivos para colocar esta frase como impedimento para que ele não possa ser o presidente da CDHM, já que seu papel será apenas intermediar os debates.O senador também comentou que ele faz parte e já presidiu a Comissão de Direitos Humanos do senado mesmo sendo contrario ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.Na visão de Malta assuntos como esse precisam de pessoas com pensamentos diferentes pois é importante para a pluralidade da democracia.
8
Etapa 5
As diferenças culturais
Nós não nascemos inteiramente prontos para viver. Ao contrário, precisamos de cuidados, orientação e ensinamentos, ou seja, só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoas em uma dada cultura. Por meio desse aprendizado na vida social formamos nossa personalidade e elaboramos nossos planos de vida, nossos sentimentos e desejos. Nossa vida só pode acontecer verdadeiramente se participarmos de um mundo cultural, se partilharmos um conjunto de referências sociais.
Todas as culturas humanas criaram
...