TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia II

Dissertações: Macroeconomia II. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

1) Acesse o link a seguir e assista atentamente o vídeo referente ao histórico das grandes crises financeiras no mundo.

http://youtu.be/CFemStVRAyk

Fonte de pesquisa: Arquivo N. Arquivo N - Histórico das grandes crises financeiras no mundo - Parte 1. Acesso em: 2 ago. 2012.

A partir das ideias principais abordadas no vídeo anterior, elabore um texto entre 8 e 16 linhas, expondo sua compreensão sobre as causas da crise, em seguida publique-o por meio da ferramenta Exposição, e comente a postagem de um colega.

Depressão de 1929, os americanos se endividaram , tomando empréstimo para investir na bolsa, foi uma época de muito consumismo . A queda no preço do produtos agrícolas, prejudica os produtores rurais e a maior parte da população,onde começam a hipotecar as fazendas e a tomar empréstimos. já que apenas 1% da população se beneficiava das grandes fortunas.

Em setembro a bolsa chega no ápice, teve a maior alta da historia,o valor da maioria das ações estavam inflados, havia subido 400%, mas no mês seguinte, sofre uma brusca queda,em novembro 30 bilhões de dólares havia sido evaporado. A crise ocorreu , tendo o Governo com o grande vilão, que resolveu manter o orçamento equilibrado a qualquer preço,cortou os gastos públicos, aumentou a taxa de juros e reduziu a liquidez.

Os consumidores endividados não tinham como pagar os bancos que entraram em crise, a falta de dinheiro agravou o mercado de ações e de construções. Houve cerca de 24% de desempregados, no que resultou no aumento de suicídios ,2300 americanos se suicidaram em apenas 1 ano.

A crise abalou o comercio mundial, o Brasil destruiu safras de café,na Inglaterra, a produção de navios diminuiu e atingiu outros setores agregados, a industria têxtil também sofreu com a depressão. O país mais afetado foi a Alemanha, pois dependia de empréstimos americanos para pagar repação por danos da primeira guerra mundial, foram 6.0000 de desempregados.

Em 2008 , com a Queda das torres gêmeas em Nova Iorque, despencaram os juros, o governo americanos começou a agir para tirar a população do desanimo, aumentou o estimulou o consumo e multiplicou o credito com juros baixos, foi uma decisão assertiva, mas o mercado imobiliário passou do ponto, começaram emprestar para quem não podia pagar, quem emprestou para o mal pagador não recebeu, e também não pagou os investidores , foi um efeito dominó. O governo americano ficou com a difícil decisão de escolher quem socorrer primeiro.

Em 1973 houve o choque do petróleo que foi sentida em vários países que se encontravam em ritmo acelerado. O barril de petróleo começou a subir muito,aconteceu guerra entre árabes e Israel.

Os Árabes cancelaram as exportações de petróleo para quem tomou partido de Israel. Os preços foram multiplicados por 4.

O México importou , principalmente dos Estados Unidos mais do que vendeu, o país foi se endividando pois gastava mais do que recebia, como estratégia o México começou a atrair capital estrangeiro, principalmente o americano , pagando juros muito altos.Os investidores correram para o México p/ bolsas e aos bancos, o México foi acumulando dívidas, a economia não crescia e aumentou o desemprego. A moeda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com