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Mapeamento Hist. e Crít, Musical: da antiguidade ao barroco

Por:   •  4/10/2020  •  Abstract  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

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Hist. e Crít, Musical: da antiguidade ao barroco

 Unidade 1

- Cantochão e suas características.

  • Canto monofônico com textos bíblicos
  • Por graus conjuntos
  • Ascendente no início, mantem tenor e descendente no final.
  • Tenor era uma nota que se repetia

  • Silábicos: Uma nota para cada sílaba
  • Melismáticos: passagens melódicas sobre uma sílaba só (melisma)
  • Neumático: Silábicos e melismas

Cantos silábicos:

  • Fala e canto
  • Nota ternor predominante
  • Introdução de 2 notas e cadência final
  • Tons de Salmodia
  • Initium com duas ou 3 notas
  • Mediato: terminação melódica no meio do versículo
  • Tenor
  • Termination: Terminação melódica no fim do versículo
  • Salmodia antifonal: Alternância por todo coro e parte do coro.
  • Antifonas: Silábicas ou ornamentadas por grau conjunto. Canto de um salmo e

depois a frase: porque o seu amor é para sempre.

  • Responsório: versículo cantado pelo solista e repetido pelo coro  
  • Glória e credo – melodias silábicas
  • Direto: Sem alternância

Cantos melismáticos

  • Tractos – Cantos mais longos
  • Aleluias – Refrão com a palavra aleluia pelo solista, depois coro com melisma

Sobre a sílaba

  • Solista canta versículo A, um salmo acompanhado pelo coro na última frase
  • Refrão é cantado pelo coro com melismas (jubilos)

Ofertórios – Apresentação pão e vinho

                   Repetição de motivos e rimas parecidos ao aleluia

Tipo de cantochão: canto gregoriano século 8 com melodias modais, a capella, ternária,

não atribuídas a um compositor, mas espirito santo

Organum e suas características.

  • Mais uma voz ao cantochão
  • Tenor com notas alongadas para voz organalis
  • Primitivo – Voz abaixo do cantochão
  • Século 9 a 10 – Voz acima da principais(cantochão)
  • Intervalo de 8, 4 e 5
  • Organum paralelo – Duplicação da voz em 4, 5 ou 8
  • Paralelo simples – Voz duplicada em 4 oou 5 abaixo
  • Paralelo complexo – duplicação em uma oitava do paralelo simples
  • Organum modificado – Trechos em paralelo e outros em oblíquo para evitar

Trítono

  • Séc 13 e 14 tipos mais desenvolvidos de organum
  • Organum livre 0 Baseado no movimento obliquo paralelo e contrário entre as vozes
  • Organum melismático – Século 12 – Transforma notas do cantochão em notas longas
  • Voz organal – duplum- solista
  • Renor cantado pelo grupo de homens que se alternavam para sustentam

- Diferenciar monofonia de polifonia

 Instrumento Musicalizador: Violão

 unidade 1  aspectos iniciais do estudo do instrumento

conteúdos sobre história,

 organologia,

Intrumentos mecânicos  

  • Idiofone (autorressoadores): instrumentos de percussão sem pele
  • Membranofone (ressoadores de membrana): instrumentos de percussão com membrana
  • Cordofone (ressoadores de corda) instrumentos de cordas que vibram

Aerofone ( ressoadores de ar) instrumentos de sopro

  • Eletrofone (ressoadores de corrente elétrica) instrumentos amplificáveis

Cordofones  

  • Beliscado: toca com o dedo – alaúde e guitarras
  • Percutidos: compato, martelo ou outr
  • Friccionado: com arco
  • Vibram por simpatia: cordas soltas

postura,

  • Tocar entre unha e dedo
  • Sentar pra frente na metade direita da cadeira
  • Prestar atenção na coluna
  • Caso sente no chão, procurar maneira mais confortável
  • Antebraço apoiado no aro do violão
  • Mão direita relaxada
  • Distância entre pulso e tampo
  • Não usar dedo mínimo

afinação,

sequência das cordas soltas,

 Fundamentos da Harmonia

 • Acorde Maiores e Menores (Tríades).

• Posição do acorde (fechado/cerrado ou aberto)

• Estado do acorde (fundamental ou invertido)

• Ditado Harmônico

Para tal, o aluno deverá estudar a Unidade 1 do CRC de Fundamentos da Harmonia,

focando (i) no reconhecimento, auditivo, de acordes maiores e menores em posições

fechada e aberta; e (ii) no reconhecimento, auditivo, de acordes maiores e menores em

estados fundamental e invertido (abertos ou fechados). Envie essa informação para o aluno,

via SAV e sugira que traga dúvidas para o encontro (esse momento de troca será avaliado

segundo os critérios apresentados ao final desta atividade).

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