TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Trabalho Escolar: Matematica Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

MATEMATICA FINANCEIRA

Podemos conceituar a matemática financeira, como o ramo da matemática que tem como objetivo, o estudo e o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avalia-se a maneira como o dinheiro está ou vai ser aplicado, de maneira a maximizar o resultado positivo que se espera. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar entre duas ou mais alternativas, aquela que mais benefícios nos trarão ou mais prejuízos acarretará.

Hoje com uma economia globalizada não se concebe qualquer projeto, seja de qual área for a que o aspecto financeiro não seja um dos mais relevantes para a execução. No dia a dia das famílias e empresas também se discute cada vez mais a inflação, a deflação e a taxa de juros da economia. Ou seja, a matemática financeira se ocupa de estudar e nos fornecer as ferramentas adequadas para a tomada de decisão com maior precisão.

Assim ela se torna de vital importância para qualquer pessoa que queira entender o mundo atual. Entendermos o fluxo de capital pelo mundo, a economia que ao mesmo tempo em que esta estável se torna instável e todos os aspectos financeiros. Enfim é o dinheiro ditando as regras em todas as fases de nossas vidas.

Definição

Segundo Puccini (2007, p.12) “a matemática financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo.” Ela está presente no cotidiano da população, um exemplo seria a realização de um empréstimo, uma compra de um eletrodoméstico, nos dois casos seria acrescentada juros nas parcelas.

Juro segundo Samanez (2007) é uma remuneração do capital empregado. Se aplicado a um capital durante determinado período de tempo, ao fim do prazo será obtido um valor que será igual ao capital aplicado acrescido da remuneração obtida durante o período da aplicação.

Segundo Sá (2008), constantemente as empresas deparam-se com situações financeiras desagradáveis. Algumas com um déficit de caixa outras com excesso de recursos. Tal fato ocorre, muitas vezes, porque os gestores não utilizam ferramentas adequadas para os auxiliarem na tomada de decisão.

Sá (2008) afirma que para uma empresa ter saúde financeira é fundamental que seu fluxo de caixa apresente liquidez, mesmo diante de uma conjuntura econômica em inflação ou recessão, pois só assim a empresa conseguirá honrar com suas obrigações financeiras e dar continuidade em seus processos produtivos.

O fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de caixa, bem como a variação no saldo dessa conta. Segundo Assef (2003 p.1), o fluxo de caixa é responsável pelo dimensionamento das necessidades futuras de recursos, pela capacidade de pagamento dos compromissos assumidos bem como pela disponibilidade para investimentos.

Para Matarazzo (2003), as principais finalidades da análise do fluxo de caixa são: avaliar alternativas de investimento; avaliar e controlar ao longo do tempo as decisões que são tomadas na empresa, com reflexos monetários; avaliar as situações presente e futura do caixa na empresa, posicionando-a para que não chegue a situações de iliquidez e certificar que os excessos momentâneos de caixa estão sendo devidamente aplicados.

CONCEITOS

Capital Financeiro

É qualquer valor expresso em moeda e disponível em determinada época, capital financeiro representa o potencial de troca de poder econômico (garantido pelas instituições do Estado sob forma de, por exemplo, dinheiro, títulos) por outros bens e serviços. É uma forma de título de posse comercializado em mercados financeiros. O seu valor também é baseado na percepção do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido.

Juro

Remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com