Matematica Aplicada
Casos: Matematica Aplicada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wiki • 10/9/2014 • 2.552 Palavras (11 Páginas) • 243 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ (UNIDADE II)
MECATRÔNICA INDÚSTRIAL 2° SEMESTRE
Matemática Aplicada
Passo 1
Previsão
O que é?
A função PREVISÃO estima valores a partir de duas séries de dados que sigam um modelo de dependência linear.
A regressão linear aproxima uma reta y(x) ==?x + c a um conjunto de pontos dados onde há dependência de uma variável em relação a outra. A reta é calculada de forma a minimizar a distância entre seus pontos e os valores observados.
Por exemplo, sabendo-se que há uma relação aproximadamente linear entre o número de carros circulando em uma cidade e a quantidade de monóxido de carbono lançada por estes carros na atmosfera, dados obtidos por regressão podem servir para a estimativa de quanto deste gás tóxico será emitido anualmente quando determinada quantidade de carros estiver em circulação.
A diferença entre as funções PREVISÃO e TENDÊNCIA é que TENDÊNCIA pode ser aplicada em forma matricial, de forma a calcular vários valores simultaneamente.
Sintaxe da função
PREVISÃO (x; val_conhecidos_y; val_conhecidos_x)
X é o valor de x cujo y(x) você deseja obter;
Val_conhecidos_y é o intervalo de valores dependentes (os y(x));
Val_conhecidos_x é o intervalo de valores independentes (os x).
Neste exemplo, a secretaria do meio ambiente de uma cidade realiza uma pesquisa sobre a quantidade de monóxido de carbono despejada na atmosfera pelos carros em perímetro urbano. Estimativas da quantidade de CO na atmosfera são realizadas pela secretaria a cada mil novos carros registrados pelo departamento de tráfego; veja as últimas oito medições:
É razoável que haja uma relação linear entre a quantidade de CO emitido e o número de carros circulando pela cidade. Um gráfico dos dados acima confirma a relação existente; observe que a regressão linear produz uma reta que representa bem os pares medidos:
Usaremos a função PREVISÃO para estimar quantas toneladas de CO serão lançadas à atmosfera anualmente quando a cidade tiver 20000 carros. Observe a aplicação da função:
F12 tem o número de carros cuja emissão desejamos estimar; G4:G11 é o intervalo com as emissões para a quantidade de carros listada em F4:F11. Observe o resultado da função:
Função Linear
Dentro do estudo das funções já vimos que toda função na forma , com é denominada função afim.
Agora vamos estudar um tipo particular de função afim em que o termo independente de x é igual a zero, isto é, quando . Neste caso particular a denominamos função linear.
Assim sendo, toda função na forma , com é denominada função linear.
O Gráfico da Função Linear Passa pela Origem do Plano Cartesiano
Uma característica das funções lineares é que o seu gráfico passa pelo ponto (0, 0), a origem do sistema de coordenadas cartesianas.
Vamos analisar o gráfico ao lado contendo as funções lineares y = 3x, representado pela reta em azul e y = -2x, representado pela reta em vermelho:
Ambas as funções intersectam o eixo das abscissas exatamente no ponto (0).
Isto ocorre, pois o seu coeficiente linear, b, é igual a zero.
É o valor do coeficiente b que determina a ordenada (y) do ponto com abscissa (x) igual a zero.
Para a função y = -2x, quando x = -1 temos que y = 2, representado pelo ponto (-1, 2):
Para a função y = 3x, quando x = 1 temos que y = 3, que representamos pelo ponto (1 3):
Proporcionalidade na Função Linear
Analisemos ao lado novamente o gráfico da função y = -2x, onde destacamos os pontos (-1, 2), (-2, 4), (-3, 6) e (-7/2, 7):
Como vimos na página sobre grandezas proporcionais, "duas grandezas são diretamente proporcionais quando ao aumentarmos o valor de uma delas certo número de vezes, o respectivo valor da outra grandeza igualmente aumenta o mesmo número de vezes. Quando diminuímos o valor de uma delas, proporcionalmente o respectivo valor da outra também diminui".
Tendo isto em mente vamos analisar os pontos (-1, 2) e (-2, 4) pertencentes à função.
Observe que se multiplicarmos tanto a abscissa -1 do primeiro ponto, quanto a sua ordenada 2 pelo mesmo valor 2, iremos obter exatamente o ponto (-2, 4).
Se tomarmos os pontos (-1, 2) e (-7/2, 7) e realizarmos os mesmos procedimentos, só que agora multiplicando por 3,5, novamente iremos obter o segundo ponto.
O mesmo ocorrerá se pegarmos, por exemplo, os pontos (-2, 4) e (-3, 6), onde a razão entra as abscissas é igual a razão das ordenadas:
Note que temos uma proporção.
Isto ocorre, pois dado um ponto qualquer (x, y) pertencente a função, se multiplicarmos x e y por uma mesma constante k, iremos encontrar o ponto (kx, ky) que também pertence à função.
Quando aumentamos ou diminuímos x um número de k vezes, o valor de y será igualmente aumentado ou diminuído este mesmo número de vezes, portanto k é a constante de proporcionalidade.
Função Identidade
Qualquer função na forma , ou seja, uma função afim com e é denominada
...