Matematica Financeira
Exames: Matematica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacqueline2010 • 8/11/2013 • 2.008 Palavras (9 Páginas) • 283 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO____________________________________________________________03
1. ETAPA I – CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE_________________04
2. ETAPA II – TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE_______________06
3. ETAPA III – DESIGUALDADE SOCIAL___________________________11
4. ETAPA IV – O MEIO AMBIENTE E A CIDADE____________________15
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS______________________________________17
6. REFERENCIAS________________________________________________
INTRODUÇÃO
A Sociologia é o estudo cientifico da sociedade e a sua influência sobre o comportamento humano, utilizamos métodos científicos para a abordagem dos diversos fenômenos sociais existentes nas diferentes sociedades humanas.
Portanto, ela tem os seus próprios meios de investigação, considerando esta dualidade do observador, e procurando atingir a maior objetividade possível em todos os casos estudados.
Atualmente, destacamos a pobreza, a qualidade de vida, moradia. A tendência da sociedade é crescer com pessoas como também com os problemas sociais, por exemplo, a desigualdade social.
Vamos frisar na cultura dos indivíduos, que estrutura-se como um todo nas diferentes sociedades, formando sistemas culturais. Um todo complexo porque compreende um conjunto de elementos interdependentes que se inter-relacionam de forma harmoniosa numa dada sociedade.
Esta ATPS vem nos mostrar os problemas sociais, destacando a natureza, a desigualdade, a qualidade de vida. E descrevendo algumas soluções para os mesmos.
ETAPA I – CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE
CULTURA: forma comum e apreendida da vida, que compartilham os membros de sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicos, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece. [G.M.FOSTER (1962)]
A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que o seguem e nos bens materiais. [A GIDDENS-SOCILOGIA, FGG, PG.46-47]
Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. [EDWARD B TYLOR 1871, SOCIOLOGIA GERAL]
Toda cultura tem uma configuração sexual distintivas com seus próprios padrões especializados de conduta sexual e seus pressupostos “antropológicos” na área sexual. [BERGER, PETER, LUCKMANN, THOMAS. A CONSTRUCAO SOCIAL DA REALIDADE]
INDIVIDUO: o homem não somente conseguiu distinguir estabelecer-se na maior parte da superfície da terra, mas a relação com a ambiente circunstante é em toda a parte muito imperfeitamente estruturada por sua própria constituição biológica. Esta ultima permite o homem se empenhe em diferentes atividades.
A organização instintiva do homem pode ser descrita subdesenvolvida comparada com as de outros mamíferos. O homem, esta claro, tem impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de especialização e direção.
Todo individuo nasceu em uma estrutura social objetiva, dentro da qual encontra os outros significativos que se encarregam de sua socialização.
A socialização primaria é o primeiro que o individuo experimenta na infância, e em virtude da qual se torna membro da sociedade.
O individuo não só nasce como membro de uma sociedade, mas nasce com a predisposição para a sociabilidade e torna membro da sociedade. [BERGER, PETER, LUCKMANN, THOMAS. A CONSTRUCAO SOCIAL DA REALIDADE.]
SOCIEDADE: é um grupo autônomo de pessoas que ocupam m território comum, tem uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada.
Berger e Luckmann demonstram a sociedade como realidade tanto objetiva quanto subjetiva e demonstram consistentemente como a objetividade e subjetividade se interagem.
A sociedade naturalmente, nada mais é do que parte e parcela não-material. A sociedade é aquele aspecto desta ultima que estrutura as incessantes relações do homem com seus semelhantes. [BERGER 1985, p 19-20]
Portanto para Berger e Luckmann, a sociedade consiste no complexo de valores, normas, regras e papeis sociais que não apenas estruturam, mas também coagem, as ações humanas na cultura.
O objetivo de estudo das ciências sociais é analisar a relação de cultura individuo e sociedade e sua importância para a vida social.
Consiste em interpretar a realidade, estudando ação dos homens em sociedade e de seus símbolos, valores e cultura, das aspirações que os animam e das alterações que sofrem as ciências sociais constituem ferramenta importante para o desenvolvimento de compreensão critico-refletivo da realidade, o papel do individuo na sociedade que desempenha um papel duplo em relação à cultura.
ETAPA II – TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE
1.1 MINI RESUMO DO FILME: “A CLASSE OPERARIA VAI AO PARAÍSO”.
A década de 70 seria, no entanto, um período de profundas transformações no capitalismo do mundo todo, em que se inclui a Itália. Depois de um período de conquistas para a classe trabalhadora, o padrão de acumulação taylorista-fordista entra em plena decadência. O resultado seria que muitos dos direitos conquistados seriam postos em xeque pelas burguesias da época, que objetivando diminuir os custos, introduzem inovações tecnológicas poupadoras de força de trabalho. Seria o predomínio pleno da subsunção real sobre a formal, da mais-valia relativa sobre a absoluta, que já vinha desde a eclosão da Revolução Industrial. O homem cada vez mais se torna um apêndice da máquina, não é mais a ferramenta que é construída para adaptar-se a mão do homem, é o homem que tem de adaptar-se à máquina. O papel do trabalhador na geração de riqueza passa a ser questionada, a crise capitalista faz com que a organização dos trabalhadores se depare com o aumento
...