Matematica Financeira
Pesquisas Acadêmicas: Matematica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12378740 • 11/11/2013 • 295 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
O trabalho do gerente executivo:
Desde 1911 são diversas as tentativas de definir o papael do gerente executivo e definir a administração como uma profissão.
Devemos encarar a realidade da administração não pode ser encarada como ciência ou profissão, pois permanece envolvida nas praticas da vida diária. O primeiro estudioso a definir o papael do gerente foi Chester Barnard, em 1938 no seu livro”The Functions of the executive”, para ele o verdadeiro papel do executivo era gerir os valores da organização.
O Trabalho de Barnard junto com a obra de Elton Mayo contestaram o trabalho de Taylor e Fayol (1911) que achavam que administrar poderia ser uma ciência exata capaz de ser aplicada através de um conjunto de regras.
Com a publicação do livro Comportamento Administrativo de Hebert Alexander Simon (1945) temos um aprofundamento no tema do papel do executivo, com a teoria decisória da gerência “conhecido como estudo das relações do individuo com a organização, reflete uma procura por demonstrar como as escolhas individuais na organização podem ser influenciadas por premissas decisórias, ou seja critérios em que se baseavam as decisões” ele passa a ser o primeiro a caracterizar os processos administrativos como processo decisório onde a pessoa participa de forma racional e consciente escolhendo entre alternativas mais ou menos racionais. Mesmo assim Simon continua caracterizando a organização como sistema social cooperativo onde as pessoas interagem de forma coordenada ( pelos gerentes) na busca de objetivos comuns sempre com ameaças externas, e, onde não devem existir conflitos, sendo antiquado nesse ponto ao entender o desequilíbrio como um mal indesejado. Outras criticas ainda salientam que ele se desinteressa totalmente pela racionalidade substancial (valores individuais) submergindo-a na racionalidade funcional (valores organizacionais) “Guerreiro Ramos”.
Segundo Edmundo Escrivão Filho o único autor a desafiar a hegemonia de Fayor sobre a “natureza do... [continua]
...