Matematica Financeira
Dissertações: Matematica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reincau • 12/11/2013 • 282 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
Ágio e Deságio na Aquisição de Participação societárias
Desdobramento do custo de aquisição:
De acordo com o art. 385 do RIR, no momento de adquirir investimento em sociedade controlada ou coligada, em que está sujeito ainda a avaliação do patrimônio liquido o valor a ser desdobrado em subcontas diferentes das que registra o valor contábil da aquisição, devendo dessa forma demonstrar:
*O preço da aquisição pela participação no patrimônio liquido da sociedade investida apresentado em demonstrações contábeis( balanço patrimonial ou balancete de verificação) levantado ao em dois meses da data da aquisição.
* o ágio ou deságio que esta na aquisição é representado pela diferença para mais ou para menos apurada entre custo de aquisição do investimento e o seu valor contábil determinado pela aplicação da porcentagem da participação societária investidora no patrimônio liquido da sociedade investida.
Amortização do ágio ou deságio
Segundo o art. 391 ref. RIR/1999 as contrapartidas de amortização de ágio e deságio que são classificadas em contas de resultado no balanço, não são registradas em empresas de lucro real, então são indedutível o ágio e o deságio, não tributável.
-A diferença entre valor contábil dos bens do ativo da sociedade investida e o valor de mercado , mostrará que a amortização será feita na proporção em que a realização dos bens forem ocorrendo na sociedade coligada ou controladas através da depreciação, exaustão ou por baixa por alienação ou perecimento.
- baseada em expectativa de rentabilidade futura, faz-se a amortização dentro do período e extensão dos projetos, ou se houver baixa em ocorrência de alienação;
- bens intangíveis e outros tipos de razões econômicas, serão feita a amortização no período estipulado de utilização ou de perda de substancia, ou se houver baixa em
...