Matematica Financeira
Trabalho Universitário: Matematica Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rozanaana • 14/11/2013 • 9.295 Palavras (38 Páginas) • 271 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Neste desafio estaremos abordando conteúdos e conceitos referentes aos processos administrativos de uma organização, tipos de planejamento e suas definições sua importância dentro da empresa e as atividades do administrador enquanto planejador.
Palavras-chave: Planejamento determinação dos objetivos ou metas.
ETAPA Nº 01
PLANEJAMENTO
COMO UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
Introdução
O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente que serve de base para as demais funções como organização, direção e controle, portanto o lado racional da ação.
Desenvolvimento
Um planejamento empresarial coerente e responsável deve priorizar as etapas de detalhamento, planejamento e execução de forma eficiente e eficaz. É de grande importância o controle de uma organização à medida que não há como se prever as transformações futuras. Mas o conhecimento e as técnicas disponíveis permitem que o gestor possa visualizar os pontos fortes e fracos da gestão permitindo um norte para o gerenciamento.
Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro.
As empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para ser feito da melhor maneira possível. O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos, pois ele lida com o futuro.
O planejamento empresarial requer uma ferramenta de grande relevância para o controle da gestão, pois, a cada dia que passa o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, tornando difícil a tomada de decisão. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas.
É importante que o planeamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los e reconhecer que, como ações presentes refletem necessariamente antecipações e pressupões sobre o futuro, ou seja, no fundo o planejamento é uma técnica para adsorver a incerteza e erros referentes a decisões diante de algum imprevisto, sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.
Considerações finais
No fundo, o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Alias, o planejamento envolve várias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela traz consigo.
Planejar é preciso, mas com a consciência de qual realidade a organização está inserida e com segurança para que objetivos sejam bem definidos e alcançados.
Referências Bibliográficas:
- Ghallab, M., Nau, D. S., and Traverso, P. (2004). Automated Planning: Theory and Practice. ISBN 1-55860-856-7
-Plt – Idalberto Chiavenato.
TIPOS DE PLANEJAMENTO
O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planeamento: planeamento estratégico, tático e operacional.
Planejamento estratégico: nasce no ambiente organizacional, da consciência das oportunidades e ameaças do mercado, da definição dos pontos fortes e fracos, das deficiências para o cumprimento da missão estabelecendo dessa maneira o propósito de direção para a organização seguir aproveitando as oportunidades, minimizando os riscos e neutralizando as ameaças ambientais. Ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguirem. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro. Ele envolve e abrange toda organização como sistema único e aberto. E um processo contínuo de tomada de decisão estratégica e mão mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas o presente.
Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de Médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.
Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos. E a função administrativa que determina antecipadamente o que deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses
...