Matematica Financeira
Exames: Matematica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luniela • 1/10/2014 • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 212 Visualizações
RESUMO
Os sistemas de informação tornaram-se uma parte fundamental nas atividades empresariais diárias, como contabilidade, finanças, gerenciamento de operações, marketing, administração de recursos humanos ou em qualquer outra função administrativa. A tecnologia da informação, incluindo sistemas com base na internet, tem na atualidade papel vital e crescente na administração. Essa, é capaz de auxiliar todos os tipos de negócios e aprimorar a produtividade e a eficácia de seus processos administrativos, a tomada de decisão gerencial e a colaboração de grupos de trabalho, reforçando suas posições competitivas em um mercado de mudanças rápidas, independente de a tecnologia da informação ser utilizada para apoiar grupos de desenvolvimento de produto ou processos de atendimento ao cliente. Os sistemas e as tecnologias são, sobretudo, indispensáveis para o sucesso dos negócios no ambiente global da contemporaneidade.
Palavras-chave: Tecnologia, Produtividade, Administração, Melhoria no atendimento, Rapidez, Decisões gerenciais.
INTRODUÇÃO
Os objetivos de aprendizagem do assunto que contém os sistemas de informação são fundamentais, sobretudo no ambiente de trabalho. Com isso, é possível entender o conceito de um sistema e como ele se relaciona com os sistemas de informação.
Um sistema de informação pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e politicas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização.
De acordo com o livro “Sistema de informações: as decisões gerenciais na área da internet”, há três razões fundamentais comuns a todas as aplicações empresarias da tecnologia da informação, as quais são encontradas nos três papéis vitais que os sistemas de informação podem exercer em uma empresa:
- Suporte de processos e operações de negócios.
- Suporte da tomada de decisão pelos seus empregados e gerentes.
- Suporte das suas estratégias para vantagem competitiva.
As empresas atuais se esforçam constantemente para realizar a integração dos seus sistemas a fim de permitir o livre fluxo de informação, acrescentando flexibilidade e suporte de negócios ainda maiores do que aqueles que quaisquer outros papéis de sistemas individuais proverem.
SUPORTE Á TOMADA DE DECISÕES
Os sistemas de informação também ajudam os gerentes e outros profissionais de negócios a tomarem melhores decisões. Por exemplo, a decisão sobre quais linhas de mercadorias tem de ser acrescentadas ou descontinuadas, ou qual o tipo de investimento de que necessitam, são geralmente tomadas depois de uma análise fornecida por sistemas de informação baseados em computador. Isso não só dá suporte a tomada de decisão de gerentes, compradores e outros, mas também os ajuda a procurar modos de obter vantagens sobre outros varejistas na conquista de clientes.
SUPORTE A ESTRATÉGIAS QUE BUSCAM VANTAGEM COMPETITIVA
Conseguir uma vantagem estratégica sobre concorrentes exige a aplicação inovadora de tecnologias da informação. Por exemplo, a gerência de uma loja poderia tomar uma decisão de instalar terminais de autoatendimento em todas as suas lojas, com conexões ao seu site de e-commerce para compras on-line. Isso poderia atrair novos clientes e resultar em fidelidade do cliente por causa da facilidade fornecida por esses sistemas de informação para pesquisar e comprar mercadorias. Assim, os sistemas de informação estratégicos podem ajudar a fornecer produtos e serviços que dão a um negócio uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
DESCRIÇÃO DO RELATÓRIO
Até os anos 1960, o papel da maior parte dos sistemas de informação era simples: processamento de transações, registro de dados, contabilidade e outras aplicações de processamento eletrônico de dados. Posteriormente outro papel foi acrescentado: o processamento de todos esses dados em relatórios informativos aproveitáveis.
Um novo papel importante para os sistemas de informação surgiu na década de 1980 e prolongou-se pelos anos 1990: o conceito do papel estratégico para os sistemas de informação, às vezes chamado sistemas de informação estratégicos (strategic information systems – SIS).
...