Matematica Financeira
Trabalho Escolar: Matematica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosimeirepuga • 7/11/2014 • 3.197 Palavras (13 Páginas) • 505 Visualizações
ABRAÃO MESSIAS GOMES RA 9143247584
ALTAMIR SILVA PIMENTEL RA 6942009413
IONAS FERREIRA CALADO RA 6524261121
ELIZABETH PRATI RA 6769379208
JAIR ZAMBONINI RA 6748355160
DEVAIR PUGA RA 7121496199
EDUARDA CHIARETI ANGRA RA 69988506559
NARAYANE M. DA SILVA RA 6942009440
ARTIGO ACADÊMICO
ATPS DE MATEMATICA FINANCEIRA
PROFESSOR EAD: LEONARDO OTSUKA
TUTOR PRESENCIAL: LUCIANO TAMION
TUTORA A DISTÂNCIA: LUCIANO TAMION
SERTÃOZINHO/SP
2014
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Atividades Práticas Supervisionadas junto ao curso de Tecnologia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, na área Matemática Financeira como requisito final sob a orientação do Tutor EAD.
SERTÃZINHO/SP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 – FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
ETAPA 2 – CÁLCULOS ATRAVÉS DA HP12C E PLANILHAS DE EXCEL
ESTAPA 3 – SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS........................................................................................
INTRODUÇÃO
Conforme o que foi requisitado através desta atividade prática supervisionada, que tem por objetivo a prática nos cálculos dos regimes de capitalização e a criação de tabelas para simular a evolução de cada modalidade de financiamento, considerando os três sistemas de amortização oferecidos no mercado: SAC ( sistema de amortização constante), a Tabela SAC é a modalidade de financiamento na qual as parcelas tem valor decrescente. É muito utilizada em financiamentos de imóveis. SACRE ( sistema de amortização crescente), O Sacre é um modelo de cálculo de prestações que visa facilitar o pagamento dos financiamentos habitacionais e não complicá-los. O produto é uma variante do SAC (Sistema de Amortização Constante), que define prestações fixas e decrescentes em progressão aritmética. No caso do Sacre, as parcelas são fixas, mas os juros são decrescentes enquanto a amortização é crescente. Ou seja: acelera-se o processo de amortização do saldo devedor, o que implica maior esforço financeiro para pagar a casa própria. PRICE (sistema de amortização francês) que é um método usado em amortização de empréstimo cuja principal característica é apresentar prestações (ou parcelas) iguais . O método foi apresentado em 1771 por Richard Price em sua obra "Observações sobre Pagamentos Remissivos" (em inglês: Observations on Reversionary Payments ).
De acordo com as ferramentas e recursos tecnológicos como as planilhas de Excel e a calculadora financeira HP12C é possível apresentar o trabalho prático com maior aptidão e conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro.
ETAPA 1 – FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Passo 1
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
Para Samanez (1995) o conceito fundamental sobre o qual se alicerça toda a matemática financeira e, por sua vez, a análise de investimentos é o valor do dinheiro no tempo.
Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc. Raramente encontramos uso para o regime de juros simples: é o caso das operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.
Juros Simples ( lineares) é o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
Juros compostos ( exponenciais), o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no inicio de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
Valor Presente: O valor presente é o somatório dos valores presentes dos fluxos individuais – positivos e negativos, ou seja, é o valor de cada fluxo de caixa descontado ao momento presente pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente.
Valor Futuro: O valor futuro é o somatório do “carregamento” de cada fluxo, seja negativo ou positivo, até o pagamento final pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente. Em outras palavras, para encontrar o valor futuro deve-se tomar cada recebimento e pagamento e calcular o valor futuro desses fluxos individuais, até o vencimento
da operação, utilizando uma taxa de juros predefinida.
Passo 2
Desenvolver o exercício proposto a seguir, utilizando as fórmulas do regime de capitalização simples e composto, apresentadas na teoria do capítulo do livro indicado no Passo 1:
...